topo_cabecalho
UFCG integra campus Patos ao serviço de protocolo on-line

Sistema garante mais agilidade aos processos institucionais

Dando prosseguimento à expansão do serviço on-line de protocolização de processos institucionais, o Protocolo Geral da UFCG implantou, na semana passada, a Unidade Setorial do campus Patos. Agora, com a integração ao serviço, os usuários daquele campus poderão abrir os processos sem a necessidade de encaminhá-los ao Protocolo Geral, no campus Campina Grande. “Além de desburocratizar o trâmite, a integração ao Sistema Único de Controle vai garantir maior agilidade e transparência, permitindo o acompanhamento do fluxo da ação”, ressaltou a coordenadora-geral do Protocolo, Fátima Ferreira.

Outra boa notícia é que a universidade firmou um convênio com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que permite a remessa de todas as correspondências comprovadamente institucionais a partir do Setor de Protocolo ou da Unidade Setorial de cada campus.

Segundo Fátima Ferreira, o desafio agora é quebrar a cultura existente nas unidades acadêmicas de alguns campi, de protocolizarem seus próprios documentos. “Com o novo sistema, ficou estabelecido que a abertura dos processos só deve ser realizada na Unidade Setorial do Protocolo de cada campus”, afirmou.

A meta da Pró-Reitoria de Gestão Administrativo-Financeira (PRA), responsável pelo Protocolo Geral, é de que os demais campi da UFCG sejam integrados ao sistema em curtíssimo prazo. O próximo campus a ser beneficiado com a implantação do programa será o de Cajazeiras, nesta terça-feira, 17.

Protocolo Geral

Funcionando de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h, ininterruptamente, o Protocolo Geral da UFCG recebe diariamente cerca de 300 processos administrativos, incluindo demandas administrativas e funcionais da comunidade acadêmica. Segundo Fátima Ferreira, esse número chega a duplicar no período de trancamento e dispensa de matrículas. Além desses documentos, o Protocolo gerencia o envio e recebimento de correspondências institucionais, distribuição das assinaturas de jornais e revistas, como também o despacho de malotes para os demais campi da UFCG, nas terças e quintas-feiras.


Data: 16/04/2007