Ronaldo Mota será o novo secretário de Educação Superior do MEC

A Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) contará com novo titular. É o professor Ronaldo Mota, que substitui o antigo secretário, Nelson Maculan. A decisão foi anunciada pelo ministro Fernando Haddad no dia 11

Mota ainda não divulgou suas prioridades à frente da Sesu, o que, segundo a assessoria MEC, só deverá ser feito após a sua nomeação.

Desde 2005, Mota estava à frente da Secretaria de Educação a Distância do MEC. Lá, coordenou a Comissão de Sistematização da Reforma da Educação Superior. Entre outros cargos, também já foi secretário executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE).

O novo secretário de Educação Superior do MEC tem graduação em física pela USP, mestrado pela Universidade Federal da Bahia e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco. Também tem pós-doutorado pela University of British Columbia, no Canadá, e pela University of Utah, nos EUA.

Hoje, além de atuar no MEC, Ronaldo Mota é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria e é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Além disso, integra o Comitê Gestor do Fundo de Infra-Estrutura (CT-Infra) do MCT e o Comitê-Gestor da TV digital. Entre outras atividades, o novo secretário também exerce a função de secretário executivo do Fórum das Estatais pela Educação e participa do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Data: 13/04/2007