topo_cabecalho
CNPq completa 56 anos e homenageia pesquisadores

Em comemoração aos seus 56 anos de criação, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) entregará no próximo dia 17 o diploma de Pesquisador Emérito a dez notáveis da pesquisa científica e tecnológica. Instituído em 2005, o título é destinado ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro, radicado no Brasil há pelo menos 10 anos, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica.

 

O objetivo da homenagem é reconhecer o trabalho daqueles que dedicam, com excelência, uma vida inteira à pesquisa científica. Além do diploma, o pesquisador receberá o direito a passagens e até seis diárias para a participação em um congresso científico, no País ou no Exterior, no ano da concessão do prêmio ou no ano subseqüente. A escolha dos laureados é feita anualmente pelo Conselho Deliberativo do CNPq.

 

Os homenageados deste ano são: Firmino Torres de Castro, Gerhard Jacob, José Ferreira Fernandes, Lindolpho de Carvalho Dias, Luis Rey, Luiz de Queiroz Orsini, Otto Richard Gottlieb, Paulo Emílio Vanzolini, Ricardo de Carvalho Ferreira e Theodor August Johannes Maris.

 

Na solenidade, que acontecerá na sede do CNPq, em Brasília, às 10h, serão homenageados, também, os servidores da Agência que completaram, no ano de 2006, 25 anos de serviços prestados ao CNPq.

 

O CNPq


Idealizado pelo Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, o CNPq foi criado em 17 de abril de 1951 e tem destacada atuação na formação de milhares de pesquisadores e no fomento a projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas do conhecimento. Promovendo a produção de conhecimento, a Agência vem contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.


Data: 13/04/2007