topo_cabecalho
UFCG participa do Plano Diretor de Campina Grande

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, lançou, na última sexta feira, 21, a Revisão do Plano Diretor de Campina Grande - PDP.  O prefeito formou uma comissão, sob a coordenação do Secretário de Planejamento, professor Érico Miranda, a qual é composta por especialistas em várias áreas  e representantes da sociedade, através de suas entidades, como a própria Prefeitura, UFCG, UEPB, FACISA, Fórum Municipal de Lixo e Cidadania, Sindicato da Industria da Construção Civil, Associação Comercial, CUT, Câmara Municipal e a arquitetura urbanística, representada pelo arquiteto Carlos Alberto, para estudar os assuntos que constarão no Plano. Representando a UFCG, esteve o professor e recém-eleito diretor do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN, João Queiroz (foto), que também fará parte da Comissão.
 
O Plano Diretor de Campina Grande, em linhas gerais, objetiva fazer um planejamento para Campina Grande, direcionado para o futuro, e, consta dos seguintes temas: saneamento ambiental, habitação, transporte e mobilidade urbana,  reabilitação de áreas centrais e sítios históricos, regularização fundiária, desenvolvimento econômico, instrumentos tributários e indução de desenvolvimento urbano e leitura socioterritorial da zona rural.

O professor João Queiroz informou que o Plano Diretor é participativo e aberto à participação de qualquer cidadão. A Prefeitura pretende realizar audiências públicas e ampla divulgação do Plano. Sugestões podem ser dadas pelo site www.planodiretor.pmcg.pb.gov.br.

Na UFCG, o Plano será divulgado e deverão ser agendadas reuniões setorais para a discussão e obtenção de elementos que possam subsidiar esse trabalho da Prefeitura.

O diretor da UFCG informou ainda, que o Plano Diretor de Campina Grande "chega para regulamentar o desenvolvimento urbano do município, contribuindo para reduzir as desigualdades sociais e redistribuindo os benefícios que a urbanização pode trazer.  É planejar o futuro", comentou.


Data: 24/10/2005