UFCG inicia hoje 6 seminários sobre Física Espacial

Seis seminários de Física Espacial serão realizados, a partir de hoje, quarta-feira, 26, até a sexta-feira, 28, na UFCG, com a presença de dois pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. A promoção é do Grupo de Pesquisa da Alta Atmosfera, do Departamento de Física da Universidade, informa o professor Amauri Fragoso de Medeiros, que integra o Grupo de Pesquisas. Os seminários acontecerão nas salas de reuniões dos Departamentos de Física e de Meteorologia, sempre no horário da tarde. Poderão participar professores, pesquisadores e estudantes.

O primeiro seminário foi iniciado às 14h desta quarta-feira, na sala de reuniões do Departamento de Física, com o tópico Introdução à Física da Ionosfera, a ser abordado pelo Dr. Alexandre Álvares Pimenta, do INPE. Às 16h, no mesmo local, o Dr. Cristiano Max Wrasse, do mesmo instituto, vai falar sobre Determinação da Temperatura na mesosfera através  da observação a Aeroluminescência Noturna.

Os dois seminários de amanhã, quinta-feira, 27, serão na sala de reuniões do Departamento de Meteorologia. O primeiro terá início às 14h, terá como ponto central o tema Ondas de Gravidade - Aspectos teóricos e  observacionais, tendo como expositor o Dr. Cristiano Max Wrasse. O outro, às 16h, será com o Dr. Alexandre Álvares Pimenta, que vai tratar a questão Fotoquímica e emissão de luminescência atmosférica da região F.

Na sexta-feira, na sala de reuniões do Departamento de Meteorologia, deverão acontecer os dois últimos seminários, sendo o primeiro às 14h, sobre Fenômenos Ionosféricos, com o Dr. Alexandre Pimenta, e às 16h, o Dr. Cristiano Max vai focar questões sobre Fontes de Geração de Ondas de Gravidade.

Data: 26/10/2005