Seminário na UFPB debate violência nas escolas

Grupo de pesquisa também discutirá a criação de sub-sede na UFCG

Nos próximos dias 19 e 20 de abril, o grupo de pesquisa Cultura e Currículo Transversal nas Interseções Escola-Família e na Prática Docente promove o I Seminário sobre Prevenção à Violência nas Escolas - “Aprender em Paz” (SPPVE) na UFPB, em João Pessoa.

O seminário foi idealizado para impulsionar investigações mais sistemáticas que aumentem o conhecimento sobre a realidade local, em rede com as escolas dos sistemas de ensino, com as universidades do Estado e com pesquisadores nacionais e internacionais; sendo uma oportunidade para os educadores trocarem experiências e refletirem sobre suas próprias iniciativas.

Membro da comissão organizadora do seminário, o professor José Luiz Ferreira, da Unidade Acadêmica de Educação da UFCG, disse que entre as ações a serem discutidas também está a criação de uma sub-sede do grupo no campus Campina Grande, da UFCG. A iniciativa, segundo ele, facilitará o desenvolvimento das pesquisas e os estudos de caso nas escolas infantis da cidade.

“A violência é uma realidade na escola. Em várias dimensões, se revela nas relações de gênero, no preconceito e na exclusão dos diferentes e dos portadores de necessidades especiais, entre outros aspectos”, disse José Luiz, chamando atenção para que agressões ao meio ambiente e a depredação do patrimônio, também são desrespeitos aos direitos dos outros.

Data: 17/04/2007