Brasil retoma programa de foguetes em junho

Alcântara está sem atividades desde novembro de 2004

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) retomarão o programa de lançamento de foguetes de sondagem. Neste ano estão programados dois lançamentos.

O primeiro ocorrerá em junho, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em Alcântara, no Maranhão.

O outro, ainda sem data definida, utilizará a estrutura do Centro de Lançamento de Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN).

A missão de Alcântara, batizada de operação Cumã II e prevista inicialmente para 2005, será realizada entre 6 e 11 de junho.

Essa será a primeira missão de lançamento de um foguete de sondagem em cosmódromos brasileiros desde novembro de 2004, quando a AEB e a Agência Espacial Alemã lançaram o protótipo do VSB-30 a partir de Alcântara.

Naquela ocasião, alemães e brasileiros executaram o vôo de certificação do veículo espacial, que foi oferecido à Agência Espacial Européia como substituto dos foguetes Skylark-7, que saíram de fabricação.

Na missão de junho, cientistas e militares brasileiros lançam outro foguete VSB-30 a partir de Alcântara, levando a bordo oito experimentos de seis Universidades brasileiras, uma alemã e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O IAE é a instituição militar responsável pelo desenvolvimento e construção dos foguetes brasileiros.

O projeto também ganha importância porque tira a condição do CLA de mera estação de rastreamento remoto de satélites e dos foguetes franceses Ariane V, lançados de Kourou, na Guiana Francesa.

Ele devolve ao local o status de centro de lançamento.

A missão Cumã II reabilita o programa de desenvolvimento de foguetes, seriamente abalado pelo acidente de agosto de 2003, em Alcântara.

Na
época, 21 pessoas morreram carbonizadas e a torre móvel de integração, onde era montado o foguete de lançamento de satélites VLS-1, foi perdida.

Até hoje, a estrutura não foi reconstruída por causa de problemas com licitações.

O outro projeto que poderia colocar em operação no Brasil um lançador de satélites – a joint venture Alcantara Cyclone Space, em parceria com o governo da Ucrânia – também está atrasado e até 2009 não há perspectivas de operar com um veículo espacial desse tipo.

Data: 17/04/2007