Engenharia Elétrica da UFCG vai receber certificado internacional de qualidade

Sistema reconhece padrão de excelência da graduação

O curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFCG será um dos dois cursos da modalidade, no Brasil, a receber o selo de Acreditação do Mercosul, conferido pelo Sistema Mercosul de Acreditação dos Cursos. Anunciado na última sexta-feira, 13, pelo MEC, o novo dispositivo vai funcionar como um selo de certificação, tipo o ISO 9000.

Para o coordenador da graduação, Mário Araújo Filho, esse resultado é “uma vitória do nosso curso, do departamento, do nosso Centro (CEEI) e da UFCG, e confirma o curso de Engenharia Elétrica de Campina Grande como um dos melhores do país”.

A Rede de Agência Nacional de Acreditação do Mercosul é a responsável pela formatação das diretrizes do novo sistema de certificação. A previsão é que a iniciativa seja efetivada em junho, quando haverá um encontro de ministros da Educação de vários países para falar sobre o tema.

Entre os anos de 2003 e 2006, foi implementado um sistema chamado Mecanismo Experimental de Avaliação (Mexa), que analisava os cursos das áreas de Agronomia, Engenharia e Medicina, para fazer o reconhecimento recíproco de títulos de graduação universitária nos países participantes. O objetivo da avaliação era estabelecer um padrão de qualidade, com critérios acordados entre os países.

No Brasil, 12 cursos foram aprovados pelo Mexa e receberão o selo de Acreditação do Mercosul. Veja quais são:

Engenharia Elétrica
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Universidade de São Paulo (USP)

Engenharia Mecânica
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Engenharia Química
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Santa Casa de Saúde de São Paulo
Universidade Estadual de Londrina (UEL)