topo_cabecalho
Aids: só 15% das crianças são tratadas

OMS alerta que acesso a medicamentos contra o vírus HIV continua a precário

Nos países em desenvolvimento, centenas de milhares de crianças estão à morte porque não recebem tratamento contra a Aids. O alerta foi dado ontem, em Londres, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Programa de Aids das Nações Unidas (Unaids).

Segundo as duas organizações, há 780 mil crianças (menores de 15 anos) precisando de remédios antiretrovirais no mundo, mas só 115 mil recebem medicação.

O número de pessoas com Aids que recebem anti-retrovirais aumentou de 400 mil para dois milhões entre 2003 e 2006. Porém, ainda assim, só 28% dos soropositivos têm acesso aos remédios. Com as crianças a situação é ainda pior, disse a diretora do Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (Unicef), Ann Veneman.

De acordo com ela, as crianças estão se transformando na face oculta da epidemia - das 2,9 milhões de mortes em decorrência da Aids no mundo em 2006, 380 mil foram de crianças.

- E a situação vai se agravar se não houver um compromisso muito grande também com as práticas preventivas em caso de gravidez de soropositivas.

Apenas 11% das gestantes necessitando de tratamento para evitar a contaminação de seus bebês tiveram acesso aos medicamentos nos países mais pobres - explicou o belga Kevin De Cock, diretor do Departamento de HIV/Aids da OMS.

Especialistas calculam que 90% das 2,3 milhões de crianças vivendo com o vírus no mundo foram infectadas por suas mães.


Data: 18/04/2007