CNPq abre inscrições para Prêmio em Iniciação Científica

Estão abertas as inscrições para o 5º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica. Uma parceria entre o CNPq/MCT, o British Council e a Eletrobrás, o prêmio é destinado a bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)

O prêmio é atribuído em três categorias: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, sendo agraciado um estudante de cada categoria.

Os vencedores receberão quantia, em dinheiro, equivalente a 12 meses de bolsas de IC; uma bolsa de mestrado para estudantes que estejam em final de curso e passagem e hospedagem para permitir a participação dos agraciados na reunião anual da SBPC de 2007.

O agraciado na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias ganhará, também, uma viagem ao Reino Unido, patrocinada pela British Council, para visitar centros de excelência.

Desde o ano passado, essa premiação é concedida a uma das categorias, em sistema de rodízio.Podem concorrer ao prêmio bolsistas de iniciação científica do CNPq, com pelo menos 12 meses de bolsa. Na categoria Mérito Institucional, poderão concorrer as instituições que participam do Pibic e que possuem bolsistas concorrendo ao prêmio.

As inscrições podem ser feitas, individualmente pelo bolsista, até o dia 20 de agosto nas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação ou órgão similar de sua instituição. A ficha de inscrição está disponível no endereço http://www.cnpq.br/premios/2007/destaque_ic/index.htm.

As instituições deverão encaminhar ao CNPq, também pelo endereço eletrônico, até 11 de setembro, os três melhores relatórios dos bolsistas de IC, um para cada grande área do conhecimento. Os resultados serão divulgados até 28 de setembro. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada durante as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 1º a 7 de outubro deste ano, em Brasília.

Data: 20/04/2007