Portal da UFCG de cara nova

Projeto foi apresentado pelo Serviço de Tecnologia da Informação

Está em fase de desenvolvimento uma nova versão da página da UFCG na internet. O projeto do novo portal foi apresentado aos membros da administração central da universidade na semana passada, em reunião no auditório Guillardo Martins, na Reitoria, sendo bastante elogiado pela equipe.

“Trata-se um modelo experimental, que será modificado e melhorado à medida que os setores envolvidos enviem suas sugestões”, informou Leônidas Maciel (foto), do Serviço de Tecnologia da Informação (STI). “Finalizado este processo, só então a página será implantada”, disse.

O projeto, apresentado por Antônio Costa, analista da Informação do STI, prevê uma melhor navegabilidade e a inserção de mais dados sobre a instituição. “Queremos que o usuário tenha facilidade de acesso e uma grande disponibilidade de informação. A atuação da UFCG é muito diversificada, muito ampla, assim como a própria universidade. Queremos que esta grandeza fique evidente ao usuário da página”.

Solicitações

O secretário Rômulo Navarro lembra aos setores das administrações central e setorial que todas as solicitações de serviços e colaborações ao STI devem ser feitas à Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), à qual o STI é vinculado.

STI

Criado em março do ano passado, o STI substituiu o extinto Núcleo de Processamento de Dados (NPD). Cabe ao STI gerenciar a rede de informática e o controle centralizado de e-mail da Reitoria e de todos os demais campi da instituição.

“Estamos em constante desenvolvimento, ampliando conhecimentos e acompanhando o ritmo do crescimento tecnológico”, afirma Leônidas Maciel. Segundo ele, toda a rede UFCGNet é interligada por cabos óticos, com exceção do campus Sousa. “Temos cinco servidores funcionando em conjunto, ininterruptamente, com múltiplos processadores, com capacidade de armazenamento que ultrapassa 1 Terabyte”.

Leônidas explica ainda que todo o desenvolvimento e o gerenciamento do sistema são feitos com software livre. “Também damos suporte às unidades da UFCG desenvolvendo aplicativos específicos, a exemplo da Biblioteca On-line, do Controle Acadêmico e do sistema de protocolização on-line, que está sendo implantado nos campi da universidade”.

Olhar para o futuro é mesmo uma das características do STI. Enquanto finaliza a implantação do portal, a equipe já planeja os próximos projetos a serem desenvolvidos: os sistemas de controle de acesso ao Restaurante Universitário e o de empréstimos de livros da Biblioteca Central.

Data: 23/04/2007