Reitor participa de lançamento do PDE em Brasília

O reitor da UFCG, Thompson Mariz, participou nesta terça-feira, 24, no Palácio do Planalto, em Brasília, do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e disse acreditar que, se as medidas forem cumpridas com o teor e no prazo anunciados, "teremos um salto significativo nos indicadores qualitativos da nossa educação". Os elogios do reitor fizeram menção aos vários níveis de ensino, apontando linhas do programa que rumam à melhoria da educação como um todo.

Centrando suas medidas na educação básica, que vai do ensino infantil ao médio, além de implementar indicadores de qualidade para o ensino fundamental, o PDE cria um índice para o repasse de verbas pelo Governo Federal levando em conta o rendimento de alunos, taxa de repetência e evasão escolar. Em seu discurso, o presidente Lula afirmou que o programa é um instrumento para valorização do mérito e da "elite da competência e do saber" em vez da "elite do berço e do sobrenome".

O presidente também disse que o PDE é um complemento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado no início do ano. “PAC e PDE são anéis de uma mesma corrente em favor da construção de um novo Brasil. De sonho e utopia, que não se faz em um dia, não se faz em um só governo, um Brasil que quer acelerar, crescer”, disse.

Conheça as medidas do PDE

Data: 25/04/2007