Prêmio Petrobras de Tecnologia será apresentado nesta quinta na UFCG

Haverá distribuição de brindes e material de divulgação

Uma equipe da Petrobras estará na manhã desta quinta-feira, 26, no auditório do Centro de Extensão da UFCG, no campus Campina Grande, apresentando o Prêmio Petrobras de Tecnologia 2007. “O objetivo é mobilizar e motivar os alunos da instituição a concorrerem à premiação”, disse o diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Bráulio Maia.

Durante a apresentação, os alunos receberão orientações e poderão esclarecer suas dúvidas. “Também haverá distribuição de material de divulgação, incluindo camisetas, mochilas, canetas e folder”, informou o vice-diretor do CCT, Ricardo Cabral. As inscrições para a premiação se encerram no dia 30 de junho.

O Prêmio

O Prêmio Petrobras de Tecnologia foi instituído em reconhecimento à contribuição da comunidade acadêmica para o desenvolvimento tecnológico da companhia e da indústria nacional nas áreas ligadas ao petróleo, gás, energia e meio ambiente.

Os trabalhos devem ser inscritos diretamente pelos autores. Os vencedores receberão R$ 20 mil reais na categoria doutorado, R$ 15 mil na categoria mestrado e R$ 10 mil na categoria graduação, além de uma bolsa de estudos do CNPq para elaboração de tese de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em IES nacionais, de acordo com sua formação acadêmica. Os professores orientadores dos trabalhos premiados de todos os temas/categorias recebem a mesma quantia bruta que o prêmio recebido pelo aluno, como taxa de bancada.

Confira os temas

Tecnologia de Exploração
Trabalhos que contribuam para a evolução do conhecimento na busca de acumulações de óleo e gás e o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos.

Tecnologia de Perfuração e de Produção
Trabalhos que contribuam para viabilizar a perfuração de poços de petróleo, a produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, assegurar a rentabilidade da produção em áreas terrestres e águas rasas, que contribuam para aumentar o fator de recuperação de hidrocarbonetos dos reservatórios e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos de produção.

Tecnologia de Refino e de Petroquímica
Trabalhos que contribuam para a excelência do refino e petroquímica, com ênfase no processamento de óleos pesados, na integração da petroquímica ao refino, no aumento da confiabilidade operacional e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos de refino e petroquímica.

Tecnologia de Logística e de Transporte de Petróleo, Gás e Derivados
Trabalhos que contribuam para aumentar a excelência operacional, a logística e a confiabilidade do armazenamento e transporte de petróleo, derivados e gás natural e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos de transporte de petróleo e derivados.

Tecnologia de Produtos
Trabalhos que contribuam para o desenvolvimento de novos produtos, antecipando o perfil de demanda e elevando o padrão de qualidade dos produtos para o mercado.

Tecnologia de Gás
Trabalhos que contribuam para a ampliação da utilização do gás natural na matriz energética brasileira e desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

Tecnologia de Energia
Trabalhos que contribuam para o uso racional das fontes energéticas existentes ou para o desenvolvimento de fontes renováveis alternativas de energia e o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

Tecnologia de Segurança e Desempenho Operacional
Trabalhos que contribuam para aumentar a segurança e o desempenho operacional incluindo o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

Tecnologia de Preservação Ambiental
Trabalhos que contribuam para aumentar a proteção ao meio ambiente incluindo o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

O regulamento encontra-se no site: www.petrobras.com.br/premiotecnologia.

Data: 25/04/2007