UFCG comemora Dia Nacional da Caatinga

Programação aconteceu no Centro de Saúde e Tecnologia Rural, em Patos

O Dia Nacional da Caatinga, 28 de abril, foi comemorado na semana passada por professores e alunos do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da UFCG, no campus Patos. “O objetivo foi divulgar essa data comemorativa e valorizar o ecossistema da nossa região”, disse Joedla Rodrigues de Lima, coordenadora de graduação da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal, que elaborou a programação.

Palestras

Duas palestras integraram a programação: na quarta, 25, a professora Ivonete Bakke proferiu a palestra A Caatinga, no auditório do CSTR, enquanto que na sexta, 27, aconteceu no Fórum Miguel Sátyro, no centro da cidade, a palestra Aquecimento global: Ações Antrópicas e Mitigações, com o professor João Batista Alves.

As palestras foram realizadas em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Patos e contou com a presença de professores e pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Caatinga

O termo Caatinga, muito antes de ser adotado para designar um bioma (conjunto de vida vegetal e animal), era a expressão empregada pelos índios brasileiros para designar a mata branca que cobria os sertões nordestinos. A vegetação reflete os fatores climáticos marcantes da região semi-árida que, por sua vez, determinam os tipos de solo, o relevo e a rede hidrográfica da região.

O curso de Engenharia Florestal do CSTR, único da área inserido no semi-árido brasileiro, possui significativo acervo de experiência nesta questão, por meio de trabalhos de pesquisa e extensão realizados junto à população sertaneja, e estudos científicos que visam valorizar este importante, mas pouco conhecido ecossistema.

Data: 30/04/2007