Últimos dias para inscrições em intercâmbio Brasil-EUA

O Programa de Consórcios em Educação Superior entre o Brasil e os EUA encerra as inscrições na segunda-feira, dia 30. O programa é uma parceria da Capes/MEC com o Fundo para Melhoria da Educação Pós-Secundária - Fund for the Improvement of Post Secondary Education (Fipse).

O programa Capes-Fipse é aberto à participação de instituições de ensino superior brasileiras dispostas a realizar atividades de intercâmbio e cooperação com instituições norte-americanas em nível de graduação.

As universidades devem apresentar à Capes projetos de consórcios institucionais bilaterais em áreas de formação acadêmica específicas. As propostas devem prever, entre outros pontos, a conjugação dos interesses institucional, regional e nacional, ter caráter inovador e comprovar o impacto profissional que será oferecido aos estudantes.

Cada instituição pode apresentar uma proposta de projeto de até quatro anos, envolvendo, no mínimo, duas instituições de ensino superior de cada país.

A proponente principal, que será a responsável pela coordenação de todo o projeto, deve ser necessariamente instituição de ensino superior pública. A associada, pública ou privada, deve pertencer a outro estado. O programa prevê apoio financeiro ao intercâmbio de estudantes e missões de trabalho. O valor mensal das bolsas de graduação é de US$ 750,00.

A professora Marta Adriana Bustos Romero, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, participou do Fipse no período de 2002 a 2007. Segundo ela, o programa contribuiu para o aperfeiçoamento e a melhoria do nível dos cursos de graduação.

Desde que foi criado, em 2001, o Capes-Fipse aprovou 51 projetos. Atualmente, 33 estão em andamento, englobando 75 bolsistas.

Mais informações na página http://www.capes.gov.br/editais/abertos/fipse.html

Data: 25/04/2007