Petrobras apresenta seu Prêmio de Tecnologia na UFCG

Inscrições para a premiação vão até 30 de junho

Professores e alunos da UFCG conheceram na manhã desta quinta-feira, 26, detalhes sobre o Prêmio Petrobrás de Tecnologia 2007. A apresentação, realizada pelo engenheiro Henrique Augusto Cruz Santos, aconteceu no auditório do Centro de Extensão José Farias Nóbrega, no campus Campina Grande.

O engenheiro fez uma breve explanação da companhia em termos de Brasil, a partir da sua unidade de exploração de petróleo até a distribuição dos produtos, e, em seguida, apresentou a premiação, que teve início em 1998, no âmbito da empresa, e a partir de 2004 foi expandido para as demais categorias da indústria do petróleo.

“Em setembro de 2004 nós lançamos a primeira edição do Prêmio Petrobrás de Tecnologia; em outubro de 2005, realizamos a segunda, em outubro de 2006, houve a cerimônia da segunda edição e o lançamento da terceira edição”, disse.

Premiação

Os trabalhos devem ser inscritos diretamente pelos autores até o dia 30 de junho.. Os vencedores receberão R$ 20 mil reais na categoria doutorado, R$ 15 mil na categoria mestrado e R$ 10 mil na categoria graduação, além de uma bolsa de estudos do CNPq para elaboração de tese de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em IES nacionais, de acordo com sua formação acadêmica. Os professores orientadores dos trabalhos premiados de todos os temas/categorias recebem a mesma quantia bruta que o prêmio recebido pelo aluno, como taxa de bancada.

Objetivos

De acordo com o Henrique Santos, o objetivo do Prêmio, “é reconhecer a contribuição acadêmica nos negócios da Petrobrás e fomentar o desenvolvimento científico das universidades. O que a gente quer é que, cada vez mais, as universidades (professores e alunos) estejam envolvidos e ligados aos nossos projetos, nos ajudando, e a gente ajudando as universidades”.

Durante a apresentação, os alunos receberam orientações e puderam esclarecer suas dúvidas. Houve também a distribuição de material de divulgação, incluindo camisetas, mochilas, canetas e folder.

Tecnologia de Exploração
Trabalhos que contribuam para a evolução do conhecimento na busca de acumulações de óleo e gás e o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos.

Tecnologia de Perfuração e de Produção
Trabalhos que contribuam para viabilizar a perfuração de poços de petróleo, a produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, assegurar a rentabilidade da produção em áreas terrestres e águas rasas, que contribuam para aumentar o fator de recuperação de hidrocarbonetos dos reservatórios e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos de produção.

Tecnologia de Refino e de Petroquímica
Trabalhos que contribuam para a excelência do refino e petroquímica, com ênfase no processamento de óleos pesados, na integração da petroquímica ao refino, no aumento da confiabilidade operacional e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos de refino e petroquímica.

Tecnologia de Logística e de Transporte de Petróleo, Gás e Derivados
Trabalhos que contribuam para aumentar a excelência operacional, a logística e a confiabilidade do armazenamento e transporte de petróleo, derivados e gás natural e no desenvolvimento de novos materiais e equipamentos de transporte de petróleo e derivados.

Tecnologia de Produtos
Trabalhos que contribuam para o desenvolvimento de novos produtos, antecipando o perfil de demanda e elevando o padrão de qualidade dos produtos para o mercado.

Tecnologia de Gás
Trabalhos que contribuam para a ampliação da utilização do gás natural na matriz energética brasileira e desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

Tecnologia de Energia
Trabalhos que contribuam para o uso racional das fontes energéticas existentes ou para o desenvolvimento de fontes renováveis alternativas de energia e o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

Tecnologia de Segurança e Desempenho Operacional
Trabalhos que contribuam para aumentar a segurança e o desempenho operacional incluindo o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

Tecnologia de Preservação Ambiental
Trabalhos que contribuam para aumentar a proteção ao meio ambiente incluindo o desenvolvimento de novos materiais e equipamentos correlatos.

O regulamento encontra-se no site: www.petrobras.com.br/premiotecnologia.

Data: 26/04/2007