topo_cabecalho
Capes lançará edital para TV digital

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) vai financiar a formação de recursos humanos para o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Um edital será lançado ainda no primeiro semestre deste ano para que grupos de pesquisa apresentem projetos interdisciplinares nas áreas de engenharia da computação, microeletrônica, novos materiais, nanotecnologia e ciências da informação, entre outras.

 

A decisão ocorreu durante reunião promovida pela Capes, nesta semana, em Brasília, com o grupo que discute a criação do Programa de Formação de Recursos Humanos para a TV Digital no Brasil. A iniciativa tem o apoio de diversos órgãos governamentais, entre eles, a Casa Civil e os ministérios das Comunicações, Ciência e Tecnologia, além da participação de engenheiros, pesquisadores e do Fórum Brasileiro da TV Digital.

 

“Queremos integrar a formação em diversas regiões do país, entre universidade e empresa. A indústria está capacitada para dar auto-sustentação financeira ao projeto TV digital. Precisamos capacitar a mão-de-obra. É hora de despertar para esse processo”, afirma o engenheiro João Fernando de Oliveira, representante de área da agência.

 

Projeção

 

A projeção digital deverá alcançar, até 2009, o número de 34 mil estações implantadas em todo o Brasil. Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o país abriu espaço para competir com inovação. “O crescimento é garantido, com mão-de-obra gerenciada e capacitação na área de engenharias”, disse.

 

O edital ainda será formatado e apresentado ao Fórum Brasileiro da TV Digital. O cronograma oficial de implantação do sistema digital no Brasil prevê que as transmissões sejam iniciadas pelo estado de São Paulo, em dezembro deste ano.


Data: 27/04/2007