Unidade Acadêmica de Ciências Sociais da UFCG aprova criação de Licenciatura em Educação Indígena

A Unidade Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande, em assembléia geral ordinária, na manhã da última quinta-feira, 26, aprovou o projeto de criação do curso de Licenciatura em Educação Indígena. O processo agora seguirá para análise e aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades (CH), e posteriormente para a Câmara Superior de Ensino da UFCG.

A UFCG vem participando de discussões sobre a educação indígena desde o ano de 2004 e a partir de fevereiro de 2006, deu-se início na Terra Indígena Potiguara, a uma série de oficinas para construção do projeto político pedagógico de um curso de licenciatura destinado à formação superior de índios, no âmbito do Programa de Licenciatura em Educação Indígena (PROLIND) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Estas discussões tiveram como principais atores, professores e estudantes das Unidades Acadêmicas de Educação, História e Geografia e Ciências Sociais da UFCG e professores de escolas indígenas integrantes da Organização dos Professores Indígenas Potiguara da Paraíba (OPIP-PB).

A criação de uma licenciatura voltada para os povos indígenas é um anseio do povo Potiguara que habita a Paraíba na região do litoral norte, abrangendo os municípios de Rio Tinto, Baía da Traição e Marcação. Seus indivíduos somam cerca de 10 mil índios distribuídos em aldeias e na zona urbana dos municípios citados.

Data: 30/04/2007