Professores da UFCG participam de capacitação de docentes da rede estadual

Foi encerrada na última sexta-feira, 27, a capacitação das primeiras turmas de professores do Ensino Médio da rede estadual da Paraíba, promovida pela Secretaria de Educação do Estado em parceria com o MEC. A capacitação foi realizada por professores da UFCG, UFPB, CEFET e UEPB, nas cidades de João Pessoa e Alagoa Grande. A próxima capacitação, baseada dos referenciais curriculares do ensino médio da Paraíba, será em Sousa.

"O
objetivo é propiciar recursos teóricos e metodológicos aos técnicos e professores, a fim de contribuir para discussão e implementação destas propostas nos currículos das escolas de Ensino Médio do nosso estado", afirma Rafael Rodrigues, do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG, campus Cajazeiras.

Rafael coordenou a capacitação dos professores de Física, defendendo a introdução de Física Moderna e o resgate do cálculo diferencial e integral no Ensino Médio. "O desafio maior é fazer uma abordagem da Física mais próxima possível do cotidiano do aluno, mas sem detrimento do formalismo matemático", defendeu.

A atividade é uma continuação de seu projeto de extensão Física Moderna no Ensino Médio da Paraíba. Para ele, é preciso aproximar a universidade das necessidades sociais e intelectuais dos educandos do Ensino Médio, fomentando a realização de estudos e discussões sistemáticas sobre a Física Moderna.

No Centro de Treinamentos de Professores (CTP), em Alagoa Grande, foram capacitados professores de Física de Campina Grande, Alagoa Grande, Taperoá, Lagoa Seca, Alagoa Nova, Soledade, Livramento, Remígio, Esperança, Montadas e Tenório.

Da UFCG, também participaram como coordenadores os professores José Estrela dos Santos (Química), e José Urânio das Neves e Izabel Maria de Albuquerque (ambos de Matemática).

O lançamento oficial dos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de maio, em João Pessoa, e contará com a presença do governador Cássio Cunha Lima, do secretário de Educação, Neroaldo Pontes, e dos diretores das escolas estaduais. Cada coordenador terá uma hora para apresentar a sua proposta.

Data: 02/05/2007