topo_cabecalho
Professor da UFCG integra comitê científico do Fórum Mundial sobre Materiais Avançados

O professor Marcelo Rabello, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais da UFCG, recebeu recentemente convite do World Forum on Advanced Materials (Fórum Mundial sobre Materiais Avançados) para integrar seu Comitê Científico.

A entidade, sediada nos Estados Unidos, congrega cientistas de todas as partes do mundo e, além de auxiliar publicações internacionais sobre o tema, também promove o PolyChar, um dos mais tradicionais eventos científicos na área de polímeros, realizado anualmente, cada edição em um país diferente.

A edição 2007 do evento, o PolyChar-15, aconteceu entre 16 e 20 de abril último, na cidade de Búzios, RJ, onde Marcelo foi um dos palestrantes. Na oportunidade, ele tratou sobre o tema Fotodegradação e rachadura por fadiga: as duas principais causas das falhas dos polímeros.

“As rachaduras causadas por fadiga material são consideradas as principais causas do baixo desempenho dos polímeros, assim como a fotodegradação, causada pela luz solar”, explicou o pesquisador. Para ele, estes dois fenômenos têm sido amplamente investigados através dos anos e, conseqüentemente, seus mecanismos estão razoavelmente bem definidos. “Entretanto, os efeitos combinados da fotodegradação e da rachadura por fadiga têm recebido bem menos atenção, e este foi o tema principal do meu trabalho”, disse.

A próxima edição do PolyChar será em 2008, na Índia.


Data: 04/05/2007