Colegiado Pleno da UFCG decide nesta quarta-feira sobre novo curso Medicina

A reunião acontece a partir das 9h e poderá ser acompanhada por telão no Centro de Extensão

O Colegiado Pleno do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande divulgou hoje uma nota à comunidade sobre a reunião extraordinária da próxima quarta-feira, 9, que vai deliberar sobre a escolha de um campus da UFCG para sediar um novo curso de Medicina. Marcada para começar às 9 horas, no Auditório Guillardo Martins, no campus Campina Grande, a sessão tem merecido atenção especial devido à expectativa gerada pela natureza do curso à sociedade.

Assinada pelo presidente do Conselho, reitor Thompson Mariz, a Nota versa sobre o caráter público da reunião. Visto o já manifestado interesse das cidades de Patos, Sousa e Cajazeiras em acompanhar as análises e discussões, ela estabelece a disponibilização de um telão no auditório do Centro de Extensão (foto), pois a capacidade da sala de reunião dos Órgãos Deliberativos Superiores - apenas de 56 assentos, dos quais 48 serão ocupados pelos conselheiros - não comportaria o público esperado.

A comunicação também antecipa que durante a reunião será concedida a palavra, por cinco minutos, a um representante de cada campus ou cidade envolvida na escolha; e que o reitor Thompson Mariz dará entrevista coletiva à imprensa, tão logo sejam concluídos os trabalhos.

Em Brasília

O reitor Thompson Mariz se encontra na capital federal, onde participará da solenidade de posse do novo secretário de Educação Superior (SESu/MEC), Ronaldo Mota, que acontece amanhã, 8, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação.

Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Ronaldo Mota deixa a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), da qual era responsável desde março de 2005. Na Seed, ele coordenou, em dezembro de 2005, a Comissão de Sistematização da Reforma da Educação Superior.

Manifestações

Continuam chegando à Reitoria mensagens de apreço e apoio ao Plano de Expansão (Planex) da UFCG. Entre elas, o Voto de Aplauso aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado, de autoria do deputado Aguinaldo Ribeiro, pela inclusão do município de Itabaiana no Planex; e as moções de congratulações aprovadas pela Câmara Municipal de Campina Grande, de autorias dos vereadores Paulo de Tarso e Walter Brito Neto, subscritas pelos edis Renato Feliciano, Pimentel Filho e Fernando Carvalho, pelos cinco anos da universidade.

Thompson disse interpretar as homenagens recebidas como feitas à UFCG, “que vem conseguindo materializar a sua vocação de universidade voltada à busca de soluções e desenvolvimentos para a região na qual está inserida”. Tais manifestações, segundo ele, demonstram que o caminho traçado pela administração central da UFCG, no seu Plano de Expansão, é compreensível “porque não dizer justo, atendendo à expectativa de grande parte do povo paraibano”.

Data: 07/05/2007