topo_cabecalho
Novas normas para Pesquisador Sênior e áreas prioritárias do CNPq

São elas: Arqueologia, Biodiversidaden - Aspectos Ambientais, Energias Alternativas, Inovação Tecnológica e Tecnologias de Informação e de Comunicação

O Conselho Deliberativo (CD) do CNPq homologou em sua 139ª reunião os novos indicados a Pesquisador Sênior.

Criado em 2005, até recentemente o título era conferido a bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) classificados como 1A por, no mínimo, quinze anos consecutivos.

Por decisão do CD foram alteradas essas normas, sendo que agora a modalidade pesquisador Sênior foi estendida também a pesquisadores 1B que preencham os mesmos requisitos.

O pesquisador deve apresentar produção científica ininterrupta em sua área de atuação, de acordo com sua qualificação e experiência, e precisa ter contribuído significativamente para a formação de pesquisadores.

Para essa categoria não há bolsa de produtividade, mas o pesquisador tem direito ao Adicional de Bancada, que poderá ser renovado a cada seis anos.

Áreas prioritárias

Durante a reunião também foram analisadas pelo CD as áreas prioritárias da Agência para concessão de bolsas de doutorado pleno, doutorado sanduíche e pós-doutorado no exterior.

São elas: Arqueologia, Biodiversidade - Aspectos Ambientais, Energias Alternativas, Inovação Tecnológica e Tecnologias de Informação e de Comunicação.


Data: 09/05/2007