Refinaria-escola será construída na UFCG

A professora Maria Wilma Nunes Cordeiro, com o apoio do Dr. Fernando Câmara, assessor para Assuntos Parlamentares, da Agência Nacional do Petróleo, elaborou um projeto para a implantação de uma refinaria-escola no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande. Efetivado, o projeto irá processar, em escala de laboratório (foto), o petróleo, simulando todas as etapas de uma refinaria.

Segundo a professora, a refinaria-escola terá grande importância para o ensino na Universidade Federal de Campina Grande, posto que os alunos poderão ter aulas práticas, em condições similares as de uma refinaria.

"A construção da refinaria-escola irá colocar os cursos da UFCG na vanguarda do país, já que será a primeira a ser instalada", afirmou Maria Wilma. Uma vez liberados os recursos necessários, a implantação se dará no prazo máximo de dois anos para ser concluído, considerando que abrange diversas etapas, como licitação, edificação e a instalação de equipamentos.

Maria Wilma destacou que a refinaria-escola contará com a participação de diversos pesquisadores das unidades acadêmicas de Engenharia Química, Materiais, Mecânica, Minas, como também da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

A refinaria-escola será composta de várias unidades, desde a produção de hidrogênio, dessalinização do petróleo, destilação atmosférica e à vácuo, craqueamento e reforma catalítica, além das unidades de simulação, sínteses de catalisadores e caracterização das frações de petróleo.

Data: 27/10/2005