Formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia é tema de palestras na UFCG

Evento em Campina Grande acontece logo mais às 15h

Os novos paradigmas na formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia serão abordados durante as palestras que o consultor de educação superior do MEC, Paulo Roberto da Silva, vai proferir na próxima semana em três campi da UFCG. Nesta quarta-feira, 16, o evento acontece logo mais às 15h no auditório Guillardo Martins, no bloco AA (foto) do campus Campina Grande. Amanhã, quinta-feira, 17, a palestra será proferida às 8h30min no campus Pombal, e às 15h no campus Patos.

O foco das palestras será a discussão sobre as mudanças sugeridas pelo projeto Universidade Nova, mais especificamente nas engenharias. Para Paulo Roberto, que também é professor da Faculdade UPIS, em Brasília, os novos tempos exigem do profissional um visão humanística, abrangente e aplicada, “cabendo à educação superior capacitá-los de forma crítica e transformadora, através de ações inter, multi e transdisciplinares”.

A proposta é que o curso seja dividido em ciclos, onde haveria um bacharelado interdisciplinar de 3 anos, definido como “engenharia-tronco”, a partir do qual o aluno poderia definir sua especialidade. “Hoje, obrigamos jovens de 17 anos a escolher uma carreira pelo resto da vida. Como conseqüência, temos uma taxa nacional de evasão em torno de 49%”, disse o consultor.

Segundo o palestrante, o novo modelo já foi implantado nas universidades federais da Bahia (UFBA) e do ABC (UFABC). “A grande vantagem é que a formação básica, científica e permanente, fica desacoplada da formação profissional, que é dinâmica e deve prosseguir na pós-graduação. Distinguem-se, desta forma, as formações dos cientistas e dos engenheiros”.

Exercício profissional

Nas palestras, também serão abordados os impactos da Reforma da Educação Superior, que determinou os novos paradigmas, no exercício da profissão, e as ações do Sistema CONFEA/CREA. “O diploma não dá mais direito automático ao exercício da profissão. Os conselhos devem assumir as funções de reguladores das condições para o exercício profissional, passando a determinar as condições técnicas para tal”.

O professor explica ainda que serão criadas normas para concessão de novos títulos, incluindo exame de proficiência profissional. “A graduação será considerada como formação inicial. A formação plena se dará com as especializações na pós-graduação strito ou lato sensu. Também será criada uma Comissão Nacional de Acreditação Profissional, a quem caberá a emissão de certificados de atualização profissional, exigíveis a cada 5 anos”, finalizou.

As palestras são promovidas pela Pró-Reitoria de Ensino - através do Forúm de coordenadores de curso da UFCG - em parceria com Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS), e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PB).

Data: 16/05/2007