topo_cabecalho
Bolsas de pós-graduação de apoio a países em desenvolvimento

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Ministério Alemão da Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) estão divulgando o Edital 2007 de seu programa de bolsas para “Cursos de Especialização com Temática de Países em Desenvolvimento”

O processo seletivo refere-se a cursos no período 2008-2009.

O programa está completando 20 anos neste mês de maio. Desde seu lançamento em 1987, o programa já formou mais de quatro mil jovens especialistas e lideranças de países em desenvolvimento ou emergentes.

As estatísticas comprovam seu sucesso: 90% dos bolsistas concluíram os cursos, 76% retornaram a seus países de origem e 55% ocupam hoje posições em escalões intermediários ou altos no serviço público, em empresas privadas ou estatais ou ainda em organizações não-governamentais.

A atual oferta de bolsas compreende 41 cursos de pós-graduação, sendo três deles de doutorado. As inscrições no exterior (inclusive junto ao DAAD-Rio) terminam em 24 de agosto, mas quem desejar pode enviar o requerimento e a documentação diretamente para o DAAD em Bonn até 30 de setembro.

Para a candidatura, há dois pré-requisitos básicos: graduação completa (ou mestrado, para os cursos PhD), idade até 36 anos (em alguns casos até 32) e no mínimo dois anos de experiência profissional na área do curso. Terão preferência candidatos que sejam licenciados de seu trabalho, com promessa de reincorporação em seu retorno.

Para cursos oferecidos em inglês será exigida proficiência no idioma. Aos bolsistas destes será oferecido um curso intensivo de alemão de dois meses antes da pós-graduação. Para os cursos oferecidos em alemão, embora a bolsa inclua até seis meses de aulas do idioma, levam vantagem aqueles que comprovarem já estar estudando a língua ou terem conhecimentos de alemão.

A comissão de seleção levará em conta a qualificação do candidato, bem como a relevância da pós-graduação pretendida para sua atividade profissional ou acadêmica. Especialistas e profissionais em função de liderança têm prioridade.

A bolsa mensal para os cursos master é de 715 euros, enquanto para os doutorados é de 975 euros. O DAAD propicia ainda ajuda posterior de custo para viagem, auxílio-família e outros adicionais.

Edital e relação de cursos contemplados com bolsas deste programa do DAAD: rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm


Data: 10/05/2007