topo_cabecalho
Pós-Graduação em Engenharia Elétrica tem tese de nº 100 defendida hoje

A tese de nº 100 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPgEE da UFCG está sendo defendida na tarde de hoje, segunda-feira, 31 de outubro, na sala de eventos do Bloco CJ-DEE. O autor é o doutorando Fabiano Fragoso Costa, que tem como orientadores os professores Edson Guedes da Costa, D.Sc., e Sreeramulu Raghuram Naidu, Ph.D., ambos da UFCG. O título da tese é Estimação de Harmônicos e Inter-Harmônicos em Sistemas Elétricos.

Além dos orientadores, constituem a banca examinadora os seguintes professores: Dr. Antonio Marcus Nogueira Lima, Presidente da Comissão, Dr. Francisco Marcos de Assis, ambos da UFCG, Dr. Luiz Alberto Luz de Almeida, da UFBA, e Dr. Jacques Szczupak, da PUC-RJ.

O Coordenador da Pós-Graduação, professor Benemar Alencar de Souza, considera a defesa um marco histórico que contribuirá para firmar a posição de destaque que o Programa detém no cenário nacional: O PPgEE da UFCG é um dos seis programas de engenharia considerado de excelência pela CAPES, sendo o único do norte e nordeste com esse conceito.

Fabiano é natural do Rio de Janeiro e graduou-se em engenharia elétrica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP, entretanto preferiu a UFCG para realizar a pós-graduação. De seu trabalho de doutorado resultaram quatro artigos submetidos a periódicos de primeira linha, dos quais já foi publicado um na conceituada revista  IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement, com o título: Improving the Signal Data Acquisition in Condition Monitoring of Electrical Machines . Também já foram publicados 5 trabalhos em anais de congressos internacionais, e 3 em congressos nacionais. Toda essa produção deu ao doutorando visibilidade suficiente para ser convidado a integrar o corpo de pesquisadores da Universidade de Coimbra em Portugal. O convite foi aceito e em breve mais um dos egressos do PPgEE estará atuando no exterior.

Pós-Graduação em Engenharia Elétrica completa 35 anos
 
Em 2005, após 35 anos de sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PpgEE, da  UFCG, alcança a marca das 100 teses de doutorado defendidas. As dissertações de mestrado já chegam a 350. A UFCG é uma das 7 Universidades brasileiras que tem programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica considerado de Excelência Nacional (conceito 6 da CAPES, numa escala em que a nota máxima é 7). Não há nenhum outro programa de pós-graduação no Norte e Nordeste com esse conceito, em qualquer que seja a Engenharia.
 
Por ser uma referência no campo da engenharia elétrica, a UFCG tem sido procurada para dar assistência na criação de outros programas de pós-graduação. Foi que ocorreu, por exemplo, na criação do PPGEE da Universidade Federal do Maranhão. O caso mais recente em que a UFCG foi chamada para ficar à frente da implantação de um programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica foi o do curso de mestrado do Instituto de Tecnologia da Universidade Estadual do Amazonas - UEA, e o curso de doutorado da Universidade Federal da Bahia - UFBA, informa o Coordenador do Programa, professor Dr. Benemar Alencar de Souza.
 
O Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia - CCT, é formado por 45 professores - sendo 14 mestres e 31 doutores, dos quais 19 têm atuação plena na pós-graduação - mestrado e doutorado. O PpgEE formou 13 doutores, dentre eles o seu atual coordenador, e 11 mestres do próprio DEE.
 
O Programa conta com um corpo docente altamente qualificado. Seus membros são todos doutores e tiveram seus títulos outorgados por instituições nacionais ou internacionais possuidoras de altos conceitos. Parte significativa dos professores do Programa tem Pós-Doutorado em renomadas Universidades ou Centros de Pesquisa no exterior. Para exemplificar, o Programa conta com a colaboração de um Fellow Member do Institute of Electrical and Electronic Engineers - IEEE, e cinco Seniors Members do mesmo órgão, que é a maior referência no mundo na área de Engenharia Elétrica. Recentemente, os professores Raimundo Carlos Silvério Freire e Cursino Brandão Jacobina foram promovidos a pesquisadores nível 1 A, o mais alto do CNPq.

Os alunos do PPgEE são, principalmente, engenheiros eletricistas e bacharéis em ciências da Computação graduados pela própria UFCG, pela UFPB ou por outras instituições do Nordeste. Mas também há muitos alunos egressos do Norte do Brasil e alguns do Sul e do Sudeste. O PPGEE não se restringe a receber graduados em Engenharia ou Informática. Físicos, Matemáticos e outros com formação em área correlata com a Engenharia Elétrica podem ser e têm sido aceitos pelo Programa.
 
Os trabalhos desenvolvidos no âmbito do PPGEE são publicados em revistas nacionais conceituadas, como a Controle & Automação da Sociedade Brasileira de Automática e em revistas internacionais, notadamente nos Transactions do IEEE - The Institute of Electrical and Electronic Engineers, com sede nos Estados Unidos, e do IEE - The Institute of Electrical Engineers, localizado na Inglaterra.
 
Através do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD, um programa de intercâmbio nacional da CAPES, o PPgEE da UFCG tem cooperado com várias universidades: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Pará e Universidade Federal da  Bahia, além do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Em todos os casos, a UFCG tem ocupado a posição de Instituição líder.
 
Várias cooperações internacionais foram mantidas ao longo desses 35 anos com instituições das mais conceituadas em diferentes países, notadamente Inglaterra, França, Canadá e Alemanha. Das cooperações internacionais mantidas atualmente pela UFCG no campo da engenharia elétrica, as principais são com a Universidade de Paris IV, na França, e a Universidade de Alberta no Canadá. Está se iniciando cooperação com a Universidade do Porto (Portugal) e a Cooperação com a Alemanha está sendo retomada.
 
No mês de maio (2005), o Coordenador do PPgEE, professor Benemar Alencar, esteve em Vancouver, no Canadá, a convite, para manter contatos visando estabelecer cooperação técnica-científica com a University of British Columbia − UBC. Nessa oportunidade foi assinado um protocolo preliminar que deverá evoluir em breve para um acordo formal de cooperação internacional entre a UFCG e a UBC nas áreas de Sistemas de Potência e Engenharia de Alta Tensão, Processamento Digital de Sinais, Eletrônica de Potência e Sistemas de Automação e Controle. A cooperação poderá se estender para outras áreas de especialidade da engenharia elétrica: Redes de Computadores, Instrumentação eletrônica, Comunicações e Microondas.
 
Quem coordena o PPgEE
 
Benemar Alencar de Souza, o Coordenador do PPgEE, é doutor em engenharia elétrica pela UFPB (1995) e professor do Departamento de Engenharia Elétrica desde 1979. Suas atividades de pesquisa estão relacionadas com sistemas de potência: métodos de otimização e técnicas de inteligencia artifical aplicados, análise e planejamento, bem como transitórios eletromagnéticos e qualidade da energia.

Ele é Senior Member do IEEE e membro do The International Council on Large Electric Systems - CIGRÊ, onde integra o grupo de estudos CE-5. É consultor da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. Coordenou e coordena vários projetos de pesquisa e desenvolvimento, além de participar como pesquisador ou consultor de outros. Tem prestado consultoria de engenharia para diversas empresas nacionais: Chesf, Petrobrás e várias concessionárias de energia elétrica.

Edison Roberto Cabral da Silva, o Vice-Coordenador, é doutor pela Universidade de Toulouse, na França.


Data: 31/10/2005