Nova seleção de professores para o Timor Leste

A Capes/MEC lança novo edital do Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor Leste. Os selecionados vão colaborar na formação, em língua portuguesa, de professores que atuam nas escolas daquele país. As inscrições ficam abertas até 1º de junho

Segundo Leonardo Barchini Rosa, da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional da Capes, o programa está consolidado, com objetivos definidos e um plano de trabalho ajustado com o Ministério da Educação timorense.

Ele salienta que "o programa é peça-chave na reconstrução do país, porque possibilita a qualificação de professores de educação básica e a reorganização da Universidade Nacional do Timor Leste".

O novo edital reúne quatro projetos com 36 vagas para bolsistas e uma para coordenador pedagógico. O projeto de Capacitação de Professores de Educação Pré-Secundária e Secundária oferece uma vaga para coordenador e 24 vagas para as áreas de matemática, física, química, biologia, história e geografia, sendo quatro em cada uma.

O projeto de promoção da qualidade no ensino de ciências dispõe de cinco vagas: matemática (duas), física (uma), química (uma) e biologia (uma); o projeto de ensino da língua portuguesa instrumental oferece quatro vagas para as áreas de letras e lingüística; o de implantação da pós-graduação na Universidade Nacional Timor Lorosa”e tem três vagas na área de educação.

Os candidatos selecionados terão direito a bolsa mensal no valor de US$ 1,1 mil, passagem aérea, auxílio-instalação no valor correspondente a uma mensalidade e seguro-saúde. O coordenador local terá bolsa de US$ 2 mil. As bolsas serão concedidas pelo prazo de até 12 meses.

O início das atividades está previsto para a primeira quinzena de julho de 2007.

Informações http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/timor_leste.html eletrônica da Capes.

Data: 15/05/2007