topo_cabecalho
Curso sobre pensamento social brasileiro será ministrado na UEPB

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UEPB realiza, de 21 a 24 do corrente, curso sobre o "Pensamento social brasileiro - raízes e expoentes", com o professor Dr. Roberto Motta, da Universidade Federal de Pernambuco. O curso trata do problema da gênese e das direções do pensamento social brasileiro, isto é, da auto-compreensão do Brasil.

Em primeiro lugar se verá como esse pensamento se articula com as grandes tendências da concepção da sociedade, da cultura e da história durante o período "intramural" (1789-1989, da Queda da Bastilha à queda do Muro de Berlim), destacando-se as grandes linhas de três correntes de interpretação, o Positivismo, o Marxismo e o Weberianismo.

 

Em seguida se verão as grandes linhas da recepção dessas três correntes no Brasil, representadas por Nina Rodrigues (Positivismo), Caio Prado Júnior e Florestan Fernandes (Marxismo), Sérgio Buarque de Holanda (Weberianismo) e, em oposição a todas elas, Gilberto Freyre com a sua Tropicologia.

 

O curso é aberto e faz parte do programa "Diálogos de Saberes", cujo objetivo é criar condições para ampliação dos espaços de formação e discussão extra-curriculares.


O curso será ministrado das 14h30min às 17h30min, na sala azul da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.


Outras informações podem ser obtidas com Cidoval Morais de Sousa, e-mail: cidoval@gmail.com, fone (83)3315.3388 / 9141.6342.


Data: 16/05/2007