Passa de cem mil o número de inscritos no Enem em três dias

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ultrapassa as expectativas. São mais de cem mil estudantes apenas nos três primeiros dias. O prazo de inscrições teve início na segunda-feira, dia 14, e se estenderá até 15 de junho. O número de alunos participantes deve chegar, ao fim do prazo, a quatro milhões.

A quantidade de inscritos cresce desde a primeira edição. Em 1998, 157.221 estudantes fizeram a prova. Em 2000, quando muitas instituições de ensino superior passaram a utilizar o exame como parte do processo seletivo, o número dobrou — foram 390.180 estudantes. A fase de maior crescimento teve início em 2001, quando a prova passou a ser gratuita para alunos de escolas públicas e para aqueles que comprovem falta de condições de pagar a taxa de inscrição. Naquele ano, o exame teve 1,6 milhões de inscritos.

A criação do Programa Universidade para Todos (ProUni), em 2005, também teve reflexos diretos no número de inscritos no Enem. Participaram do exame 3.004.491 estudantes.

Para concorrer a uma bolsa do ProUni, o estudante precisa obter nota mínima de 45 pontos no Enem. Neste primeiro semestre, 97.072  participantes do exame de 2006 foram contemplados pelo ProUni com bolsas de estudo em mais de 1,4 mil instituições particulares de educação superior.  Atualmente, 560 estão cadastradas. A relação dessas instituições, por estado, é encontrada na página eletrônica do Enem. Na mesma página podem ser feitas as inscrições para o exame.

Data: 17/05/2007