Harvard reforma currículo para superar "paroquialismo" dos EUA

Novo currículo prevê curso para o desenvolvimento do espírito crítico dos alunos e o estudo de questões éticas, como as pesquisas com células-tronco

A Universidade Harvard, nos EUA, uma das instituições de ensino mais prestigiosas do mundo, aprovou a maior reforma em seu currículo em três décadas, enfatizando estudos sobre questões sensíveis ligadas a diferentes religiões e culturas, com o objetivo de superar o "paroquialismo" norte-americano.

Depois de três anos de debates, a mudança no currículo foi um contra-ataque às críticas de que a instituição preocupava-se apenas com assuntos acadêmicos, deixando de lado problemas da vida real.

Segundo Harvard, uma das novas áreas, "sociedades do mundo", visa ajudar os estudantes a superar o "paroquialismo" dos EUA, ao confrontá-los com "valores, costumes e instituições que diferem" dos norte-americanos.

O estudo de "culturas e crenças religiosas", por exemplo, será um requisito para alunos de todas as áreas. Segundo a universidade, o curso "introduzirá os alunos a idéias em um contexto das condições sociais, políticas, econômicas e culturais".

O novo currículo também prevê um curso para o desenvolvimento do espírito crítico dos alunos e o estudo de questões éticas, como as pesquisas com células-tronco.

Admissão mais difícil

Segundo o jornal "New York Times", está cada vez mais difícil entrar nas Universidades de elite dos EUA, como Harvard e Yale, o que torna mais competitiva a seleção para as instituições de "segundo escalão".

"É mais difícil entrar na Universidade de Bowdoin hoje do que era entrar em Princeton [em 1970]", diz William Shain, que selecionava os estudantes de Princeton e hoje faz o mesmo na Bowdoin (Maine).

Instituições como ela têm se beneficiado do excesso de candidatos, enquanto as mais prestigiosas rejeitam quase nove entre dez pedidos.

Segundo o jornal, a preocupação em entrar nas melhores faculdades, antes restrita ao nordeste do país, virou obsessão nacional.

Data: 17/05/2007