topo_cabecalho
Reitor da UFU é novo presidente da Andifes

A Andifes elegeu, na última sexta-feira (18/05), sua nova Diretoria Executiva. Com unanimidade de votos, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Aquimedes Diógenes Ciloni, estará a frente da associação para a gestão 2007/2008. A Diretoria  está representada por dirigentes de diversas regiões do País. Fazem parte de sua composição os reitores: José Ivonildo do Rêgo (UFRN), primeiro vice-presidente; José Carlos Ferraz Hennemann (Ufrgs), suplente do primeiro vice-presidente; Alan Kardek Martins Barbiero (UFT), segundo vice-presidente; Edward Madureira Brasil (UFG), sumplente do segundo vice-presidente.

 

Em seu discurso de despedida, o reitor Paulo Speller (UFMT) afirmou que a associação teve a oportunidade de contar com uma Diretoria Executiva e um Diretório Nacional atuantes. Ele ressaltou a importância da participação de todos os dirigentes nas ações desenvolvidas pela Andifes. “A participação efetiva é o verdadeiro patrimônio da associação”, afirmou.

 

Os dirigentes, por sua vez, manifestaram o seu apreço pela Diretoria Executiva, afirmando que a mesma honrou o nome da associação durante a gestão 2006/2007. “Quem já passou pela direção da Andifes sabe o orgulho que é estar à frente de uma instituição deste porte. E mais, sabe a responsabilidade que tem durante o tempo de seu mandato”, ressaltou o reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho (Ufscar).

 

“Me faço portador de uma história que está sendo desenvolvida na Andifes, acompanhando o trabalho dos colegas, sem saber que caberia a mim continuar esse trabalho”, afirmou Arquimedes Ciloni.

 

Entendendo ser essa uma tarefa que requer responsabilidade e participação efetiva, o atual presidente da associação registrou também o seu reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior, afirmando ser esse importante para a continuidade das ações a serem desenvolvidas junto aos órgãos de representação nacional, ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.

 

Arquimedes assume a presidência da Andifes com o compromisso de respeitar o planejamento proposto pela Diretoria Executiva anterior e apresentado aos dirigentes durante a LXIª reunião ordinária do Conselho Pleno, no dia 18 de maio. A meta, segundo ele, é aprimorá-lo em outras reuniões da associação, buscando alternativas viáveis para a sua realização.

 

Entre as ações propostas no planejamento da Andifes e que serão implementadas durante a nova gestão estão: encomendar aos três fóruns acadêmicos (Forgrad, Forprop e Forplad) estudo e proposta de ação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) na melhoria da educação básica, estimulando a parceria das mesmas com estados e municípios; criar um grupo de dirigentes para acompanhamento do andamento da implantação das expansões já conveniadas; incentivar o debate e a troca de experiências sobre formas de acesso ao ensino superior, bem como sobre os currículos, os cursos e as profissões; solicitar ao Forgrad e ao Fonaprace um levantamento de ações exitosas e uma proposta de combate à evasão e à retenção; estabelecer um sistema e um calendário para coleta e auditagem dos dados das Ifes, bem como de sua aplicação em modelos; entre outros.

 

Composição do Diretório Nacional 2007/2008

 

Presidente: Reitor Arquimedes Diógenes Ciloni - UFU

 

1º Vice-presidente: Reitor José Ivonildo do Rêgo - UFRN

Suplente: Reitor José Carlos Ferraz Hennemann - UFRGS

 

2º Vice-presidente: Reitor Arquimedes Alan Kardek Martins Barbiero - UFT

Suplente: Reitor Edward Madureira Brasil - UFG

 

Vice Sul: Reitor João Carlos Brahm Cousin - FURG

Suplente: Reitor Lúcio José Botelho - UFSC

 

Vice Sudeste: Reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho - UFSCAR

Suplente: Reitora Malvina Tânia Tuttman – UNIRIO

 

Vice Centro-Oeste: Reitor Timothy Martin Mulholland - UnB

Suplente: Reitor Paulo Speller - UFMT

 

Vice Nordeste: Reitor Amaro Henrique Pessoa - UFPE

Suplente: Reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho - UFS

 

Vice Norte: Reitor José Carlos Tavares Carvalho - UNIFAP

Suplente: Reitor Marco Aurélio Leite Nunes - UFRA

 

Composição do Conselho Fiscal 2007/2008

 

Reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes - UFLA

Reitor Miguel Badenes Prades Filho - CEFET RJ

Reitor Rômulo Soares Polari – UFPB

Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior – UFPI

Reitor Josivan Barbosa Menezes - UFERSA

Reitor Carlos Sigueyuki Sediyama – UFV


Data: 21/05/2007