Estudos premiados apontam excelência do Portal de Periódicos da Capes

Um dos programas de acesso à informação científica de maior importância mundial premiou nesta quinta-feira, 24, quatro estudos que analisaram o desempenho do serviço. Os vencedores do 1º Prêmio Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), foram Gláucio Ary Dillon Soares, categoria pesquisador-docente; Noboru Jo Sakabe, categoria estudante de doutorado; João de Melo Maricato, categoria bibliotecário e Luiz Cláudio Gomes Maia, categoria estudante de mestrado. Cada premiado recebeu R$ 3 mil. A homenagem foi em Brasília, na sede do MEC.

O estudante Luiz Cláudio Gomes Maia entrevistou 150 professores e pesquisadores de oito áreas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para descobrir hábitos e forma de utilização desse grupo de usuários do Portal de Periódicos. Segundo Maia, há poucos estudos sobre o tema. Ele concluiu que 61% dos usuários concordam que o número de artigos científicos disponíveis no serviço é de extrema importância, portanto o investimento em novas assinaturas de bases deve ser permanente. Do total de entrevistados, 55% revelaram obter total sucesso quando buscam algum documento científico, e apenas 7,7% informaram que obtêm sucesso na pesquisa raramente ou não obtêm.

O grupo reivindicou maior número de computadores e alternativas de consulta ao serviço. Maia também fez comparação de uso entre as áreas e descobriu que pesquisadores das áreas de ciência biológicas dedicam mais de 20 horas por semana à pesquisa com 68,2%, em seguida está a área de ciências exatas e da terra com 38,7% de permanência. "Os professores estão satisfeitos com a qualidade do Portal, mas querem melhorias de forma permanente”, diz Maia em seu estudo.

O professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Gláucio Soares, vencedor da categoria pesquisador-docente, diz que há uma década parecia que a distância de acesso ao conhecimento entre instituições de pesquisa brasileiras e do exterior parecia insuperável. "Estávamos condenados a um atraso permanente, muitas pesquisas não podiam ser realizadas porque não tínhamos acesso às últimas descobertas. O Portal de Periódicos mudou isso", afirma Soares. O professor analisou o uso do Portal na área de sociologia e ciência política. Soares constatou que, graças ao Portal, o aluno ou pesquisador de uma universidade menor tem o mesmo acesso à informação científica de estudantes de universidades americanas como Harvard, e Stanford. "A ponte existe, a informação está disponível, mas é pouco usada por algumas áreas. No caso das ciências humanas há resistência”, constata. O professor doou o seu prêmio a uma escola primária próxima a Arcoverde, em Pernambuco.

O bibliotecário da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), João Maricato, costuma dizer que “irá utilizar o Prêmio por toda a vida”. Ele conta que recebeu reconhecimento, ingressou em um mestrado, fez publicação de artigo, participou de congressos e foi convidado para dar aulas. O trabalho dele revela que no período de 1995 a 2005 praticamente todos os estados brasileiros aumentaram substancialmente o número de artigos publicados. No período entre 2001 e 2005 houve um crescimento de 54%. “O aumento de produtividade extraordinário ocorreu a partir do ano 2000, data de implantação do Portal de Periódicos da Capes”, revela.

Noboru Jo Sakabe, aluno de doutorado da Universidade de São Paulo (USP), também concluiu que o Portal tem contribuído para reduzir as diferenças regionais, possibilitando melhoria da produção de conhecimento. Sakabe escreveu sobre o tema: A influência do Portal de Periódicos da Capes na Pós-Graduação Brasileira – análise da cobertura do Portal de Periódicos da Capes baseada na disponibilidade de artigos citados em publicações internacionais de alto nível.

Para a coordenadora do Portal de Periódicos da Capes, Elenara Chaves, todos esses estudos são de extrema importância para a definição de políticas para o Portal. "Os trabalhos identificam dificuldades de uso do Portal fornecendo subsídios para implantação de melhorias e também apresentam o que está dando certo. O Prêmio alcançou seu objetivo”, afirma.

Data: 25/05/2007