UFCG realiza jornada de Física no próximo sábado

Evento será realizado no Colégio Motiva Centro e tem por objetivo atualizar professores da rede pública

Prosseguem no próximo sábado, 2, as Jornadas Física 21: A Física do Século XXI e o seu Ensino Atual, projeto de extensão universitária da UFCG que tem por objetivo atualizar os professores de Física das escolas públicas de Ensino Médio. A 2ª jornada acontecerá no Colégio Motiva Centro e terá como tema Leis de conservação: momento linear e energia mecânica. A 1ª jornada aconteceu no Colégio Alfredo Dantas e contou com mais de 50 participantes.

A programação tem início às 9h, no Laboratório de Física do colégio, com os experimentos dos professores Jônatas Bezerra e Wilson Santos, ambos do Motiva. Às 10h será a vez de Nairon Júnior, da UFRPE, com a palestra Ensinando Física a partir da Música, na qual promete discutir as possibilidades de problematização da mecânica ondulatória utilizando conhecimentos musicais populares e eruditos.

À tarde, por volta das 15h, o professor Henrique Bezerra, de Fortaleza, CE, tratará do tema A conservação do momento linear e da energia mecânica. “A partir de experimentos simples veremos como surgem discussões conceituais das leis de conservação do momento linear e energia cuja mediação passa pelo uso de analogias, da História da Física e de técnicas de resolução de problemas”, informou.

A partir das 17h, juntamente com os professores Laerson Duarte e Pedro Luiz, da UFCG, o coordenador do projeto, João Tertuliano, discutirá os limites atuais e algumas possibilidades das Jornadas Física 21. “Mostraremos o trabalho empreendido recentemente pelo projeto no Colégio Motiva   Jardim Ambiental, e também avaliaremos formas de atender às novas demandas surgidas com os convites de escolas públicas e particulares”, disse Tertuliano. Ele espera apresentar os resultados já na 3ª Jornada, marcada para o dia 30 de junho.

Veja os temas e as datas previstas

30 de junho - Eletrostática e Magnetismo;
1 de setembro - Circuitos Elétricos e Circuitos Magnéticos;
6 de outubro - Calor, temperatura e trabalho, máquinas térmicas e refrigeradores;
3 de novembro - Ótica Geométrica, Ondas Mecânicas e Ondas Eletromagnéticas;
1 de dezembro - Física Moderna no Ensino Médio: condicionantes, experimentos.

Data: 29/05/2007