Projeto UniCampo será tema de debate na próxima semana

Evento havia sido adiado devido ao falecimento do professor Telmo Araújo

Será realizado na quarta-feira da próxima semana, dia 6 de junho, o Ciclo de Debates do Projeto Universidades Cidadãs – Estação Paraíba, promovido pela UFCG e pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP). Marcado anteriormente para o último dia 24 de maio, o evento havia sido adiado devido ao falecimento do professor Telmo Araújo, ocorrido naquele dia.

O debate acontecerá a partir das 14h30min, no Laboratório de Tecnologias Agroambientais, no Bloco CP, próximo à diretoria do CCT, e o tema abordado será a experiência do Projeto Universidade Camponesa (UniCampo), desenvolvido na cidade de Sumé. A apresentação será feita pelos professores Márcio Caniello e Fernanda Leal, da UFCG, e Emilie Coudel, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD), entidade francesa parceira do Projeto UniCampo.

Projeto UniCampo

Realizado pela UFCG desde 2003, em parceria com várias entidades, o Projeto UniCampo objetiva oferecer aos jovens camponeses do semi-árido paraibano - e também aos menos jovens - uma oportunidade de desenvolvimento social através de sua participação nas ações típicas da universidade - ensino, pesquisa e extensão. Metodologicamente, o projeto caracteriza-se pela promoção de uma interação crítica e positiva entre os "saberes e fazeres" dos agricultores familiares, do seu modo de vida, da sua identidade e da sua tradição, com o conhecimento e as inovações advindas do progresso da ciência e da técnica.

Data: 29/05/2007