Secretaria de Educação a Distância do MEC tem novo titular

Tomou posse nesta quarta-feira, 30, o novo secretário de educação a distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky. Doutor em física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Bielschowsky é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o grupo de espectroscopia teórica.

Na cerimônia de posse, o secretário se disse entusiasmado com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). "É um privilégio assumir uma pasta no MEC no momento em que existe um plano que trouxe um novo paradigma para educação brasileira", afirmou. Para o novo secretário, o PDE deu uma força maior ao ensino brasileiro.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou a educação a distância como vertente do futuro para o país. "Se tivermos muita responsabilidade no trato dessa modalidade de ensino, poderemos abrir uma fronteira de acesso e permanência da juventude à educação superior", garantiu.

Haddad destacou a vasta experiência acadêmica do novo secretário como fator fundamental para o desenvolvimento da secretaria de educação à distância.

"Dentre as pessoas que lidam com educação à distância, escolhemos um expoente", ressaltou. O secretário de educação superior, Ronaldo Mota, e o secretário substituto da Seed, Hélio Chaves, também estiveram na cerimônia de posse de Bielschowsky.

Física

Carlos Bielschowsky participou por três anos da comissão do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub), da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), além da elaboração e acompanhamento do programa de Informatização das Universidades Públicas Brasileiras da SESu.

Nascido no Rio de Janeiro, o secretário é graduado (1977) e mestre (1980) em física pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e doutor pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1984).
Professor da UFRJ, participou de diversos projetos na área de educação e coordena o grupo de pesquisa em espectroscopia teórica no Instituto de Química da UFRJ.

Data: 30/05/2007