Nordeste e Sul foram melhores no Enade

As notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino superior do país. Esta é a avaliação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Reynaldo Fernandes, que divulgou os resultados do Enade nesta quinta-feira, 31. “As instituições de ensino superior podem comparar suas notas com a de outras escolas e isso é importante porque estimula as instituições a analisar o que está melhor e o que pode ser feito para melhorar o ensino”, explica.

O Enade 2006 conclui a avaliação de todas as 48 áreas do conhecimento. Segundo o diretor de estatística e avaliação da educação superior do Inep, Dilvo Ristoff, essa conclusão permitirá ao MEC fazer uma análise mais apurada das condições de estudantes e professores no campus e quais são as tendências para os próximos anos. “Isso poderá ser visto pelo perfil socioeconômico que é comparável em todas as áreas avaliadas pelo Enade nos últimos três anos”, salienta.

O desempenho médio dos participantes foi de 45,4 na prova de formação geral, que é igual para todas as áreas, numa escala de 0 a 100. No conteúdo específico a cada uma das 15 áreas do conhecimento avaliadas pelo Enade 2006, a média foi de 36,4. Mais uma vez, as notas das universidades públicas superaram as médias das instituições privadas. Os maiores conceitos, 4 e 5, foram obtidos pelas escolas públicas (54,3%), contra 16,2% das privadas.

Considerando as notas por região, o Nordeste e o Sul obtiveram os  conceitos mais altos. O Sul ficou com 28,6% das notas 4 e 5 e o Nordeste obteve 25,7% dessas médias. “O bom desempenho do Nordeste pode ser explicado porque há muitas universidades públicas na região”, diz Ristoff. A região Norte teve o pior desempenho, com 13,2% dos conceitos 4 e 5.

Desempenho esperado

A análise do Enade 2006 permite concluir que 28,6% das instituições tiveram o desempenho abaixo do esperado; 40,4% desempenharam o que era esperado; e 31% superaram as expectativas.

O Enade 2006 foi aplicado em 12 de novembro em 2.081 locais de prova, distribuídos por 871 municípios, de todos os estados e do Distrito Federal. Participaram do exame 386.524 estudantes (211.837 ingressantes e 174.687 concluintes), de 5.701 cursos, divididos em 1.600 instituições de educação superior. Foram avaliadas as áreas de administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores (normal superior), música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo.  Em 2007, serão avaliados os cursos da área de saúde, analisados na primeira edição do Enade, em 2004.

Data: 31/05/2007