topo_cabecalho
Acordo Brasil e Índia prevê intercâmbio na pós-graduação

Os governos do Brasil e da Índia discutem esta semana, em Nova Déli, Índia, a construção de um novo convênio no setor da pós-graduação. O acordo visa à implantação de quatro cátedras, duas em cada país, que abordarão temas nas áreas de biotecnologia, ciências da computação e engenharias.

A missão da Capes, coordenada pelo diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, discute com o secretário de Educação Superior da Índia, Shri Sunil Kumar, os detalhes do documento.

O novo convênio será assinado pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, no dia 4 de junho, durante a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará à Índia.

Pelo acordo, doutores brasileiros darão aulas na Índia e doutores indianos virão ao Brasil. "São três áreas onde há muito o que cooperar, tanto do ponto de vista de formação, quanto de conhecimento científico", avalia Janine.

As atividades começam em 2008. Além disso, o convênio deverá permitir o intercâmbio de recém-doutores.

Durante as reuniões, os dois países consideraram que há interesse mútuo das universidades brasileiras e indianas no desenvolvimento de projetos conjuntos, além dos intercâmbios tradicionais.

A iniciativa na área de pós-graduação faz parte da política externa brasileira por meio do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (Ibas). 


Data: 01/06/2007