Confira os lançamentos de livros universitários

Gestão da pesca de pequena escala: diretrizes e métodos alternativos”, Fikret Berkes, Robin Mahon, Patrick McConney, Richard Pollnac e Robert Pomeroy, tradução organizada por Daniela C. Kalikoski – Apresenta conceitos, ferramentas, métodos e estratégias de conservação alternativos e mostra como usar esses métodos de maneira prática, com forte ênfase no manejo de ecossistemas e na tomada de decisões participativas. Contém alguns exemplos de como a gestão da pesca de pequena escala está sendo desenvolvida no Brasil. (FURG)

“Metais em fertilizantes inorgânicos – avaliação de risco à saúde após a aplicação”, organizado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) a partir da tradução e adaptação do original editado pela The Fertilizer Institute (TFI), nos EUA, em 2000. Adaptado pelos agrônomos Luiz Roberto Guimarães Guilherme e Giuliano Marchi Louis Hay - Uma ferramenta científica e fundamentada em rigorosas avaliações técnicas que garantirá segurança alimentar aos brasileiros e confiabilidade nas exportações dos produtos e derivados do agronegócio. Distribuição gratuita para escolas de agronomia, agrônomos, técnicos, cientistas e indústrias ligadas ao agronegócio. (UFLA)

“Concepções contemporâneas da arte”, Luiz Nazario e Patricia Franca (organizadores) - Nesta coletânea, os organizadores reuniram textos de professores, artistas e pesquisadores de diversas instituições, a fim de oferecer um conjunto de reflexões sobre a natureza da arte e seus tangenciamentos – a arquitetura, o cinema, a conservação e restauração, a música, a tecnologia da imagem –, a partir de variados pontos de vista, abordando as condições onde emergem uma produção artística e sua contextualização. (UFMG)

“Filhos adotivos, pais adotados”, Lídia Weber - O livro tem a finalidade de contrapor-se a mitos e preconceitos sobre a adoção, através de depoimentos tanto de pais que adotaram como de filhos que ganharam uma família. (UFPR)

“Sobre a humilhação: sentimentos, gestos, palavras”, Izabel Marson e Márcia Naxara (Org.) – busca situar sua genealogia e apresentar a humilhação sob prismas diversos, estrecruzando as fronteiras da história, literatura, sociologia, psicanálise, filosofia, ciência política. (UFU)

“O baú das piratas poetas”, Maria Helena Sleutjes e Cláudia Freire Lima –  composto por poesias  e ilustrações e transmite uma mensagem lúdica e de brincadeira, mas ao mesmo tempo de reflexão. (UFJF)

“Caminhos por onde andei”, João Rolim da Cunha – o livro relata com firmeza a memória de um jovem de 92 anos, os caminhos vividos e andados por João Rolim da Cunha. É uma leitura com riqueza dos detalhes que levam o leitor a percorrer cidades, ruas e caminhos por onde passou o personagem. (UFPB)

Data: 01/06/2007