Instituições públicas obtêm maior conceito no Enade

Aproximadamente 21% dos cursos das instituições públicas de ensino superior avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) receberam conceito cinco na avaliação de 2006. Destes, 26,7% são das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Os resultados mostram, ainda, que as instituições privadas de ensino superior tiveram desempenho inferior ao da rede pública. Elas ficaram com apenas 1,6% dos cursos com nota cinco e 14,6% com nota quatro. Neste último, o percentual da rede pública foi de  33,1%. As Ifes também obtiveram resultados superiores às instituições privadas e as demais da rede pública nesse conceito, com 36,5% dos cursos com essa média.

Mesmo levando-se em consideração apenas o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), as instituições públicas permanecem com índices mais elevados. No total, o conceito cinco foi alcançado por 10,2% das instituições, sendo que 11,6% das Ifes obtiveram esse resultado. Apenas 5,6% da rede privada atingiu esse conceito. O IDD avalia o conhecimento agregado à formação do aluno.

O Enade avaliou 386.524 estudantes de 5.701 cursos de instituições de ensino superior em 15 áreas: administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, música, formação de professores (normal superior), psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo.

A presidente da Comissão de Desenvolvimento Acadêmico da Andifes, reitora Malvina Tuttman (Unirio), está analisando os dados divulgados pelo Inep. Ela apresentará relatório sobre os resultados do Enade na próxima reunião do Conselho Pleno da Associação.

Para conhecer o relatório na íntegra, clique aqui.

Data: 04/06/2007