topo_cabecalho
Prêmio a destaques da ciência e da cultura será entregue em São Paulo

Será entregue nesta segunda-feira, dia 4, às 19h, em São Paulo, o Prêmio Fundação Conrado Wessel (FCW). Cientistas, doutores e profissionais que se destacaram em suas áreas em 2006 receberão R$ 100 mil, o que representa uma das maiores premiações brasileiras nas áreas de ciência e literatura.

 

Surgida em 1994, a FCW criou o prêmio em 2002, para estimular atividades relacionadas à arte, à ciência e à cultura. Os premiados deste ano são Sérgio Mascarenhas de Oliveira, na categoria ciência geral; Aldo da Cunha Rebouças, ciência aplicada à água; Magno Antonio Patto Ramalho, ciência aplicada ao campo; Carlos Afonso Nobre, ciência aplicada ao meio ambiente; Ricardo Renzo Brentani, medicina, e Ruth Rocha, literatura.

 

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, participou da comissão julgadora. Foram analisados aproximadamente cem currículos, indicados por entidades de ensino e pesquisa de todo o Brasil. Para chegar aos vencedores, a comissão julgadora observou pontos como talento inovador, liderança, abrangência social, integridade e ética.

 

Para Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), representante da área multidisciplinar da Capes, a premiação é um reconhecimento pelos desafios enfrentados por cientistas brasileiros. “É gratificante ter o conjunto de trabalhos científicos reconhecido com o recebimento desse importante prêmio. Traduz a valorização da ciência brasileira sobre meio ambiente’’, afirmou.


Data: 04/06/2007