Nível dos oceanos pode subir além do esperado

Acelerada movimentação de geleiras da Antártica explicaria o fenômeno, diz pesquisa

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que mostra que cerca de 300 geleiras da Antártica estão se movendo rapidamente em direção ao oceano, confirma os temores de que o nível do mar pode subir além do previsto neste século.

Segundo os cientistas, a acelerada movimentação das geleiras indica uma dramática mudança na forma como o derretimento do gelo pode contribuir para a elevação do nível do mar.

Eles descobriram que o aquecimento global está fazendo com que geleiras de Antártica, Alasca e Groenlândia fragmentem-se e deslizem rumo ao oceano em uma velocidade além da esperada.

A revelação da pesquisa, que foi publicada no “Journal of Geophysical Research”, pode alterar algumas das previsões feitas pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que, no começo deste ano, subestimou a chamada dinâmica do derretimento das geleiras.

Estudo usou imagens de radar entre 1993 e 2003 Usando imagens de radar, obtidas entre 1993 e 2003, os cientistas descobriram um aumento de 12% na taxa normal de movimentação das geleiras da Antártica.

Eles acreditam que a descoberta seja a primeira a sugerir que as geleiras estejam passando por um processo de modificação física em sua estrutura, que estaria acelerando sua movimentação em direção ao oceano.

“Estamos apenas começando a descobrir como funciona esse mecanismo”, explica o glaciologista David Vaughan, um dos autores do estudo. “Mas é certo que as geleiras estão respondendo rapidamente às mudanças climáticas. E elas são um bom indicador de como o nível do mar pode subir em breve.”

Data: 06/06/2007