Ministério vai apoiar realização de feiras de ciências

Cada projeto selecionado pode receber entre mil reais e R$ 50 mil

Para estimular as atividades de iniciação científica na educação básica, o Ministério da Educação vai apoiar a realização de feiras de ciências e de mostras científicas. As propostas deverão reunir trabalhos desenvolvidos por alunos e professores de 5ª a  8ª série do ensino fundamental e do ensino médio de escolas das redes públicas.

Os projetos selecionados serão financiados com recursos do MEC, que destinou R$ 2  Milhões para essa ação. Cada projeto pode receber entre mil reais e R$ 50 mil.

Para a diretora do Departamento de Políticas do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica, Lúcia Lodi, "essa iniciativa é muito importante para incentivar trabalhos Interdisciplinares e valorizar a atitude investigativa nas escolas públicas".

Com a exposição de trabalhos, segundo Lodi, fica mais fácil para o aluno relacionar a ciência estudada na sala de aula com temas da realidade - clonagem, meio ambiente, efeito estufa. Para inovar na aprendizagem, "temos que superar o giz e a lousa", disse.

Fenaceb

Os selecionados deverão realizar seu evento técnico-científico no período de 20 de julho a 31 de outubro e serão convidados pelo MEC para expor seus trabalhos na 2ª edição da Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (Fenaceb).

O evento, que é uma promoção do MEC, com apoio das secretarias estaduais e municipais de educação e de instituições federais de ensino superior, será realizado em novembro, em Brasília.

Interessados em receber o financiamento do MEC para realização de feiras deverão encaminhar propostas até 15 de junho. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 27 de junho. Veja aqui o edital (portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/edt_fncb_07.pdf).

Data: 14/06/2007