Reunião em Sumé discute criação de campus da UFCG no Cariri

A reunião faz parte da execução da segunda fase do Plano de Expansão da Instituição

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através da Secretaria de Projetos Estratégicos, realizará neste sábado, 16, a partir das 9h, nas dependências da Escola Agrotécnica de Sumé, a primeira plenária para discutir com a sociedade a implantação de um campus da Instituição na cidade de Sumé.

O evento reunirá prefeitos e secretários de educação do Cariri, deputados e senadores paraibanos, representantes da sociedade civil, de órgãos do governo federal e estadual, além de professores e servidores envolvidos no processo de expansão da UFCG.

Na oportunidade, o Secretário de Projetos Estratégicos, Márcio Caniello, apresentará o projeto acadêmico do campus, concebido à luz do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), instituído pelo Governo Federal através do Decreto 6.096, de 24 de abril de 2007 e cujo objetivo é criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.

A primeira fase do Plano de Expansão Institucional (PLANEXP) da UFCG já proporcionou a criação dos campi de Cuité e o de Pombal, além da implantação de novos cursos em outros campi da Instituição. O objetivo do Plano é ampliar e democratizar o acesso da população interiorana da Paraíba ao ensino superior público, com a criação de novos cursos universitários e campi em regiões onde existem os mais baixos níveis de escolaridade superior e baixos índices de desenvolvimento humano e econômico.

A segunda fase do PLANEXP visa a implantação dos campi de Sumé, de Itaporanga, e de Itabaiana, no Vale do Paraíba. Recentemente a administração superior da UFCG designou professores para coordenar o processo de criação desses campi. A primeira reunião desses coordenadores aconteceu no dia 6 de junho, na Secretaria de Projetos Estratégicos, quando foram discutidas questões relativas à expansão bem como apresentadas a estrutura dos cursos que serão criados em cada um desses novos campi.

Data: 15/06/2007