topo_cabecalho
Aquecimento global: 28 países querem prazos e ações

Reunião informal na Suécia estuda acordo pós-Kyoto

Os ministros e altos funcionários do Meio Ambiente de 28 países, entre eles o Brasil, determinaram ontem, em reunião informal na Suécia, que o evento preparatório de Bali (sede de conferência das partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas de Mudanças Climáticas, em dezembro) deverá estabelecer um calendário e um compromisso com medidas concretas para um futuro acordo sobre mudanças climáticas.

O objetivo é obter até 2009 um acordo que substitua o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012, informou hoje o Ministério do Meio Ambiente sueco em comunicado.

A reunião foi realizada na terça-feira em Riksgränsen, norte da Suécia, e contou com a participação de representantes de 28 países, entre eles Brasil, Austrália, Argentina, China, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Japão, México, Holanda, Portugal, África do Sul, Grã-Bretanha, Suécia e Estados Unidos.

“Fizemos importantes progressos nos preparativos para Bali, estabelecendo uma plataforma de negociações que contenha elementos para um futuro acordo”, afirmou o ministro do Meio Ambiente sueco, Andreas Carlgren, no comunicado.

“Houve um amplo consenso de que a conferência de Bali deve estabelecer um plano com um calendário e passos concretos com vistas a um acordo em 2009”, disse Carlgren.

Foram discutidos na reunião a adoção de medidas de correção por parte de todos os países, objetivos mais ambiciosos de redução de emissões poluentes, o desmatamento e desenvolvimento de novas tecnologias.

Os ministros ressaltaram que o desmatamento deveria ser objeto de “atenção urgente” e que os países industrializados deveriam entrar em consenso em relação a “compromissos quantitativos”. Essa foi a terceira reunião informal do tipo realizada desde 2005. As duas anteriores ocorreram na Groenlândia e na África do Sul.

A Argentina se ofereceu para receber a próxima reunião informal em 2008, de acordo com o comunicado.


Data: 15/06/2007