Ex-professores são homenageados pela UFCG

Auditório e sala de reuniões receberam nomes de Átila Almeida e Fábio Gutembergh

Esta sexta-feira, 15, no campus Campina Grande, foi marcada por homenagens a dois ex-professores que muito contribuíram com a história da UFCG. O auditório da Biblioteca Central e a Sala de Reuniões no Centro de Humanidades - que foram reinauguradas pelo reitor Thompson Mariz, após passarem por modernizações - receberam os nomes de Átila Almeida e Fábio Gutembergh, respectivamente, ambos já falecidos.

“A iniciativa da Reitoria de resgatar e preservar a memória dos que colaboraram com a construção e o engrandecimento da universidade é louvável”, disse o diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Bráulio Maia, ao se pronunciar em uma das cerimônias. Para ele, o registro dos personagens contribui para a lembrança da história.

O reitor, em ambas inaugurações, fez referências à atenção que a Administração Central tem tido com a recuperação e a preservação do seu patrimônio físico; à importância de cultuar a memória através dessas homenagens e ao esforço desprendido em atender às demandas. “Passo a passo estamos mudando a feição da universidade. Sem esquecer que ela não é feita apenas de prédios; mas, também, de pessoas”, considerou.

O vice-reitor Edilson Amorim chamou atenção para o acelerado processo de recuperação da infra-estrutura que a instituição vem vivendo e da habilidade da Reitoria no desenvolvimento dos processos de expansão e consolidação. Palavras que foram reiteradas pelo prefeito universitário, Eduardo Bonates, acrescentando que "as obras entregues à comunidade universitária têm tido um padrão de excelência inquestionável".

Auditório Átila Almeida

Inaugurado na manhã de hoje, localizado na Biblioteca Central e com uma área de 70m², será utilizado para palestras, defesa de tese e dissertações. Segundo a Prefeitura Universitária, foram gastos cerca de R$100 mil nas reformas e equipamentos.

Tendo como mestre de cerimônia o próprio reitor Thompson Mariz, a solenidade foi marcada por discursos curtos de reconhecimento à carência que se tinha de um espaço daquela natureza, com conforto e bem aparelhado; aos valores do homenageado; e à necessária agilização do processo de aquisição de livros para recuperação do acervo bibliográfico.

A diretora da Biblioteca Central, Carmem Souto, agradeceu à Administração na pessoa do vice-reitor Edilson Amorim – também pró-reitor de Assuntos Comunitários – pelo atendimento ao pleito, como também pelas reformas realizadas na Sala de Reserva e no Setor de Periódicos. “Um sonho antigo realizado”, disse, expressando seu contentamento.

Sala de Reuniões Fábio Gutembergh

Inaugurada no final da tarde, fica localizada no Bloco AB e tem cerca de 85m², também está reservada para palestras, dissertações e defesa de teses. Nela foram investidos, segundo a prefeitura universitária, R$ 60 mil em reformas e equipamentos.

A cerimônia foi simples e rápida, com discursos de cunho nostálgico - pela sala ter sido utilizada para as primeiras reuniões do Conselho Universitário; e de lembranças latentes, pela contemporaneidade e recente falecimento do homenageado.

A vice-diretora do Centro de Humanidades, Rosilene Montenegro, agradeceu à Reitoria pelos investimentos aplicados naquele centro e pela homenagem prestada à Unidade Acadêmica de História, à qual professor Fábio era lotado.

Data: 15/06/2007