Inscrições abertas para o Prêmio Jovem Cientista 2007

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista, nas categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior. Em sua 23ª edição, o prêmio terá como tema, este ano, “Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais”

A inscrição será realizada até o dia 30 de novembro e poderá ser feita pela internet ou pelo correio. Os estudantes do ensino médio poderão se inscrever a partir do dia 20 de junho.

Uma parceria entre o CNPq, Grupo Gerdau, da Fundação Roberto Marinho e da Eletrobrás, o prêmio é um dos mais importantes reconhecimentos a pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras realizadas por jovens pesquisadores e estudantes.

São premiados, anualmente, os três primeiros colocados das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, e seus respectivos orientadores. Na categoria Mérito Institucional, serão premiadas uma instituição de Ensino Superior e outra de Ensino Médio, às quais estiver vinculado o maior número de trabalhos mérito científico.

Será concedida, ainda, uma Menção Honrosa a um pesquisador com título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica na área do conhecimento relacionado com o tema.

Premiação

Os vencedores graduados receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 20 mil, R$ 15 mil e R$ 10 mil, para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Entre os estudantes do Ensino Superior, a premiação corresponde a R$ 10 mil, R$ 8,5 mil e R$ 7 mil. Os vencedores estudantes do Ensino Médio e os orientadores premiados receberão m microcomputador.

Na categoria Mérito Institucional, serão concedidos R$ 30 mil para cada vencedora e o pesquisador homenageado com a Menção Honrosa receberá R$ 15 mil e uma placa alusiva.

Os três primeiros colocados das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio poderão receber, ainda, bolsas de estudo do CNPq, de acordo com a titulação de cada um e caso atendam aos critérios estabelecidos pela norma da modalidade.

O Prêmio

O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil. Anualmente, é indicado para premiação um tema de destacada importância para o desenvolvimento científico e tecnológico, definido pelos parceiros. Os temas devem ter sempre relevância nacional e ser de interesse direto da população brasileira.

Site

O formulário eletrônico e o endereço para envio da inscrição estão disponíveis no site do prêmio em http://www.jovemcientista.cnpq.br, assim como o regulamento completo com todas as informações sobre a premiação deste ano.

Data: 19/06/2007