Transmissão de cargo no CCT

Em reunião conjunta do Conselho Administrativo - CONSAD, e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT, da UFCG, foi realizada na última sexta-feira, 4 de novembro, pelo professor Benedito Guimarães Aguiar Neto, a transmissão do cargo de Diretor e Vice Diretor, aos novos diretores eleitos para o CCT (com a nova configuração) e para os novos Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, e Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN, fruto do desmembramento do CCT. Assumem os professores Bráulio Maia Júnior e Ricardo Cabral para CCT; Welington Santos Mota e Camilo Lélis Gondim para o CEEI; João Batista Queiroz e Ademir Montes Ferreira para o CTRN. Os novos diretores foram nomeados pelo Reitor, desde o dia 01 de novembro, imediatamente após a apreciação pelo CONSAD do relatório da comissão eleitoral, realizado dia 31, e assumem efetivamente os seus respectivos cargos a partir de hoje, segunda-feira, dia 7.

A solenidade foi marcada por um breve balanço das atividades desenvolvidas pela gestão dos professores Benedito Aguiar e Edimar Alves Barbosa, que estiveram à frente do CCT por dois mandatos consecutivos e um período adicional, totalizando 8 anos e 9 meses. Foram feitos vários depoimentos dos conselheiros sobre as realizações e avanços do Centro durante a gestão que se encerra. O professor Benedito Aguiar agradeceu o apoio dos Chefes de Departamentos e Coordenadores de Cursos,  ressaltando as valiosas contribuições dos Assessores e ao longo da gestão bem como o trabalho da sua equipe técnico-administrativa. Em seguida, os diretores e vice-diretores eleitos fizeram uso da palavra, agradeceram o apoio recebido pela comunidade universitária e reafirmaram os compromissos assumidos nas respectivas cartas-programas, ao tempo que ressaltaram a disposição da realização de uma gestão com a participação de todos.

Em sua fala, o professor Benedito Aguiar ressaltou a importância de um trabalho integrado entre os novos diretores, tendo em vista os inúmeros desafios para a implantação dos novos Centros. Colocou-se à disposição para contribuir com o processo de implantação, lamentando, entretanto, "não ter sido disponibilizado tempo hábil para a transmissão de cargo por não ter sido considerada a decisão do Colegiado Pleno que previa um período de transição do qual participariam a direção atual do CCT, um representante da Reitoria e os diretores eleitos". O professor disse que "o momento é especial, não se tratando de uma simples transmissão de cargo, mas a implantação de dois novos centros, na qual pendências e interesses conflitantes são naturais e legítimos e precisam der devidamente encaminhados e previamente resolvidos, certamente a instituição perde".

O professor Benedito Aguiar afirmou que deixa o CCT, com a certeza do dever cumprido, ressaltando o grande crescimento acadêmico alcançado  pelo centro durante a gestão. Na área da pós-graduação com a criação de 05 novos doutorados, dois novos mestrados, um outro em andamento, na graduação com a criação de um novo curso e na extensão com a criação de programas e ações de integração com o setor industrial e de serviços, chamando atenção à grande ampliação da visibilidade acadêmica do CCT, nacional e internacionalmente. Ressaltou ainda, os grandes avanços na ampliação e recuperação da infra-estrutura de laboratórios e na área da informatização, lembrando que muitas obras ainda se encontram em andamento. Frisou, entretanto, que os avanços alcançados são resultado de um trabalho conjunto com a comunidade acadêmica e não de um esforço apenas da diretoria.

Por fim, agradeceu e ressaltou a relevante participação do vice-diretor professor Edimar Alves Barbosa, ressaltando a sua grande capacidade administrativa e empenho ao longo de toda e gestão.

A direção que deixa o CCT, apresentou aos novos diretores um relatório descrevendo as principais pendências de ordem acadêmico-administrativas a serem sanadas, sobretudo relativas à transição, ressaltando as questões relativas à execução orçamentária para conclusão do presente exercício e de infra-estrutura. As diretorias dos três novos centros serão provisoriamente instaladas nas instalações da antiga diretoria.

Após a solenidade de transmissão de cargo, foi oferecido um café-da-manhã, com a participação de professores, técnico-administrativos e alunos, marcando a despedida da atual gestão.

Data: 07/11/2005