topo_cabecalho
Novo link do Portal Andifes disponibiliza tabela atualizada de liberações da SESu às Ifes

A partir desta semana, o Portal da Andifes conta com mais um serviço aos usuários: as liberações orçamentárias destinada pela Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Em entrevista ao Portal, o presidente da Associação, reitor Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU), explica os motivos que levaram à implantação desse novo serviço e detalha a forma como o trabalho realizado será apresentado.

 

O novo link disponibilizado em nosso site nesta semana concentra informações sobre as liberações orçamentárias da Secretária de Educação Superior (SESu/MEC) às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Qual a finalidade desse novo serviço?

 

A partir do princípio de transparência, adotado pela Andifes desde a sua fundação, entendemos ser importante disponibilizar a todas as pessoas a relação de liberações orçamentárias destinado pela SESu às Ifes. Essas informações já são de domínio público, uma vez que se encontram publicadas nos Diários Oficiais da União. O que pretendemos é facilitar o acesso a esses dados para que todos tenham conhecimento dos valores destinados às Ifes.

 

De que forma se realizará o levantamento das liberações orçamentárias?

 

A Andifes já pesquisou em todos os Diários Oficiais da União – seções 1, 2 e 3 – de janeiro a maio de 2007, retirando os dados de todas as portarias relativas a liberações orçamentárias da SESu às Ifes. O trabalho continuará a ser desenvolvido nos demais meses do ano de forma que as informações sejam atualizadas mensalmente.

 

Como essas informações estarão disponibilizadas no Portal?

 

Os dados serão apresentados em quatro arquivos. No primeiro, serão colocadas as informações resumidas (somente os valores), incluindo o total acumulado de janeiro até o último mês de atualização. O segundo apresenta os dados, por ordem de Ifes, colocando a finalidade para a qual foi liberado o recurso. No terceiro, as informações são apresentadas de acordo com a sua data de publicação. O último é o mais completo, onde se encontram compactadas todas as tabelas, mês a mês, com os dados: número da portaria, Ifes a que se destina, assunto, datas de sua celebração e de sua publicação, seção, número da página onde se encontra no DOU e o valor do recurso liberado.


Data: 21/06/2007