topo_cabecalho
Bienal de Artes do Pequeno Príncipe está no Museu de Artes Assis Chateaubriand

De hoje, segunda-feira, 7, até a sexta-feira, 11, acontece no Museu de Arte Assis Chateaubriand, no Parque do Açude Novo, em Campina Grande, a I Bienal de Artes da Escola Pequeno Príncipe. Estão sendo apresentados trabalhos de alunos da faixa etária de 9 e 10 anos, da primeira fase do Ensino Fundamental, e de artistas da cidade, especialmente convidados. A iniciativa é pioneira na cidade, informa a diretora da Escola, professora Maura Ramos, que foi uma das responsáveis  pela implantação da creche no campus II da então UFPB (hoje, UFCG), em Campina Grande.

Os trabalhos apresentados ao público na Bienal podem ser traduzidos ?como releituras de obras de Leonardo da Vinci, feitas pelos alunos, e uma mostra significativa de obras de artistas plásticos especialmente convidados?, segundo o texto do folder.

A Bienal é o resultado de 24 exposições de artes plásticas infantis, realizadas com sucesso  pela  Escola.

"O Pequeno Príncipe vem propiciando, ao longo de sua história, campo fértil ao desenvolvimento das artes plásticas infantis pelo seu sistemático e aprofundado trabalho com as artes", afirma Maura Ramos. A escola considera a arte "um dos caminhos para a construção da cidadania", e por isso tem investido nessa área e em projetos que levem a comunidade a conhecer e apreciar as obras de grandes artistas, como de Tarsila do Amaral, Portinari, Irene Medeiros, Pablo Picasso, dentre outros.

Objetivos

O folder apresenta os seguintes objetivos da exposição:?divulgar a arte, levando a comunidade estudantil e o público em geral a apreciar a obra de renomados artistas locais e reconhecê- la como parte de nosso patrimônio cultural; despertar na comunidades campinense a sensibilidade e curiosidade pela arte e reconhecer sua função social,e estimular a criação artística e incentivar novos talentos?.

Ação Pedagógica

Um ponto destacado pela professora é que a  Escola reconhece a importância da função educativa de um evento como a Bienal. Sendo assim, assumiu o desafio de ampliar a participação do público através da Ação Pedagógica que será destinada ao público infantil, durante a permanência dos trabalhos no Museu de Arte. A professora explica que a Ação será ?de grande importância e terá a presença de professores e monitores para receber e orientar os estudantes das escolas públicas e particulares, que visitarão a Bienal?. Com isso, a Escola busca atingir os princípios de democratização da cultura, entendidos como ?geração de igualdade de oportunidades?,comentou

Os artistas convidados são: Aída Martins, Aladim, Ana Wanderley, Cecília Vasconcelos, Germana Rodrigues, Helena Almeida, Jaqueline Monteiro, Lila, Irene Medeiros (in memorian), Lili Brasileiro, Lourdes Araújo, Miriam Suvini, Mônica Vithal e Saulo Ais.

O folder e o cartaz do evento foram desenvolvidos por Fred Ozanan.

O Renascimento
     
Leonardo da Vinci viveu durante um período que conhecemos como Renascimento, que começou na Itália e espalhou-se pelo resto da Europa, indo mais ou menos do ano 1400 ao ano 1600.

A palavra Renascimento se refere ao fascínio que as pessoas daquela época tinha pela Grécia e Roma antigas. De origem francesa, significa "nascer de novo" ou "ressurgir". As pessoas estavam redescobrindo as idéias daqueles tempos antigos sobre filosofia e arte e, também, examinando novas formas de pensar e de se expressar.

Durante o Renascimento, ocorreram grandes progressos em anatomia, medicina, astronomia e matemática. A prensa foi inventada e, pela primeira vez, os livros tornaram-se disponíveis para as pessoas. Foi também uma época de exploração do mundo e o início da ciência moderna.

Com seu espírito curioso e sede de conhecimento, Leonardo estava totalmente adaptado à sua época. Ele explorou tantas idéias novas na arte e na ciência que muitas vezes é chamado de "o homem do Renascimento".

Artistas convidados

Aída Martins de Assis

Nasceu em Fortaleza. Suas primeiras referências artísticas foram os trabalhos de seus tios Glauco, Glayce e Gadyê. Em 1972, fez seu primeiro curso na área de desenho, no Colégio Piamarta. Em 1994, concluiu o curso de Pintura do Departamento de Artes da  Universidade Federal da Paraíba. Aída Martins é ainda Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará.

Ana Maria Costa Wanderley

Natural de João Pessoa, atualmente reside em Campina Grande. Iniciou sua atividade artística no Ateliê Lili Brasileiro, onde veio a se dedicar ao Impressionismo e ultimamente ao Abstracionismo. Seu nome artístico é Anawanderley. Participou das Exposições coletivas do Ateliê Lili Brasileiro, dos anos de 1997 ao ano de  2003, no Shopping Center Iguatemi Campina Grande - PB.

Participou também de Exposição Coletiva no Museu de Arte Assis Chateaubriand, resultado de Workshop realizado no Espaço Cultural em João pessoa - PB, em 2002; Exposição Individual no Café e Poesia em 2004, em Campina Grande - PB; Exposição coletiva na Galeria 13 de maio no Cabo Branco, em João Pessoa-PB, em 2005.

Cecília Vasconcelos

Cecília Vasconcelos nasceu em Recife, fez seu curso em Mato Grosso do Sul, com aperfeiçoamento em Recife. Radicada em Campina Grande desde 1980, Cecília Vasconcelos possui o Ateliê Ello's Art em porcelana e óleo sobre tela. A partir de 1995, começou a lecionar também em João Pessoa.

Clóvis Aladim

Natural do Rio Grande do Norte, reside em Campina Grande desde 1999. É jornalista, fotografo profissional, diretor de estilo e criação da marca Valettinho. Aladim, como é conhecido, trabalha com fotografia desde 1998, quando fez sua primeira exposição, sendo uma releitura dos clássicos da literatura Brasileira.

Nessa mostra, Aladim fotografou e dirigiu o ator Emanuel Araújo, especialmente para esse evento.

Germana Rodrigues Araújo

Natural de Galante, distrito de Campina Grande - PB,  licenciada em Pedagogia pela UEPB; mestre em Educação pela UFSCAR/SP, professora aposentada pela UFPB - Campina Grande/PB, atualmente é professora-visitante em cursos de educação a distancia promovidos pela UEPB e UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) . É aluna do curso de Pintura do Ateliê Lili Brasileiro desde 2000.

Tem participado de exposições coletivas e individuais envolvendo pinturas na forma figurativa (primordialmente) e também abstrata: em Campina Grande e João Pessoa. Participou como Ministrante de aula de pintura e expositora, da Semana Cultural promovida pelo Colégio Imaculada Conceição - Damas em 2004. Primeira Artista plástica a divulgar a História em Quadrões - Pinturas de Maurício de Sousa - em nossa cidade. Pinturas estas que resgatam a cultura nordestina.

Helena Almeida

Natural da Paraíba iniciou-se na pintura a óleo em 1992. estudou pintura com Zilene Neiva , Lili Quirino, mas desde cedo sempre gostou de desenhar e se dedicar às artes plásticas. Participou de várias exposições coletivas, na Caixa Econômica Federal de Campina Grande, no Centro Médico, no Shopping Luiza Mota, além de duas exposições individuais no Shopping Luiza Motta.

Em uma destas exposições individuais suas obras tiveram avaliação de Flávio Capitulino, restaurador paraibano. Formada em Desenho Industrial em 1995, e como designer atua na área de ambientação de interiores. Em julho de 2005 fez parte do corpo de jurado de uma Exposição de Artes realizada na Embrapa. Atualmente atua como professora de Desenho e Pintura no curso de Extensão do Departamento de Artes, DART da UFCG, desde o ano 2000.

Saulo Ais

Saulo Ais nasceu em Campina Grande ? PB no ano de 1961. Artista Plástico, Historiador e Pesquisador, Saulo Ais já fez mais de 30 exposições individuais e inúmeras exposições coletivas no Brasil, Espanha e França. Constam, também em seu curriculum vários prêmios e mensões honrosas conquistados ao longo de sua trajetória artística.

Sua mais recente exposição individual de agosto de 2005 aconteceu paralela ao PEPE 2005 (Pan European Petroleum Equipment Seminar) na Galeria Quality Suítes Imperial Hall, São Paulo, SP.

Malu

Maria de Lourdes Araújo, conhecida artisticamente como Malu, nasceu no município de Soledade e é radicada em Campina Grande desde a sua infância. Cursou o Magistério no Colégio da Imaculada Conceição. Amante da Arte, Malu fez cursos de pintura com diversos artistas da cidade, tais como: Cecília Vasconcelos, Gilson e Vera Barreto. Também fez curso de pintura em  porcelana com Cecília Vasconcelos e Lili Brasileiro.

Mônica Vithal

Campinense festeira, que valoriza o folclore, teatro, música, festas regionais, cenas do nordeste rural. De 2001 até hoje, fez várias exposições coletivas e individuais em diversos locais como: hall de universidades, hotéis, shoppings, museus. Ilustrou a Agenda da Sociedade Campinense 2002/2003 e um Compact Disc de um evento junino (IV MEEP) Seu acervo encontra-se em pontos comerciais, em mãos de particulares, indo até ao exterior como: Portugal, França,   E.U.A.   Na   pintura   com   o   Naïf , fez   disso,   uma brincadeira   onde  é  permitido,  fazer   na   tela,  um   universo  sem  regras e sem exigências.

Lila

Erinaldo da Silva, conhecido como Lila, trabalha no Setor de Comunicação Colégio Imaculada Conceição - DAMAS, é chargista do Jornal da Paraíba e desenhista de Estamparia de Confecções da cidade. Lilá foi instrutor de desenho artístico e publicitário, desenhista, animador, ilustrador e layout-man de empresas de publicidade e produtoras de desenhos animados.

Fred Ozanan

Fred Ozanan nasceu em Campina Grande. Autodidata, iniciou sua carreira em 1984 no Jornal Gazeta do Sertão em Campina Grande (PB), tendo por vários anos publicado trabalhos do Jornal PASQUIM (RJ), Revista Cartoon (RJ) e chargista político do Jornal de Alagoas (AL), Diário da Borborema (PB), a Palavra(PB) e Estadão (RO). Atualmente é o chargista político do Jornal Correio da Paraíba de João Pessoa/PB e colaborador da revista IMPRENSA de São Paulo. Fred já foi premiado com menção honrosa e título de primeiro lugar como caricaturista, chargista e cartunista em eventos nacionais e internacionais. Com larga experiência em exposições individuais e coletivas, Fred é conhecido internacionalmente.

Irene Medeiros

Irene Silva de Medeiros, nasceu na cidade de Alagoa Grande-PB, em janeiro de 1915. Veio para Campina Grande com 29 anos, após ter casado com Raul Pequeno de Medeiros.Filha de telegrafista, iniciou a prática aos oito anos, auxiliando o pai na agência chefiada por ele. Trabalhava como telegrafista na cidade de Bananeiras-PB. Com o casamento, foi transferida para a agência de Campina Grande, onde permaneceu até a aposentadoria.

Participou de uma coletiva de âmbito nacional em Goiânia-GO, onde foi selecionada entre 400 artistas, em 1977. Ganhou dois prêmios e uma comenda Pedro Américo. 1º lugar no Salão de Arte Contemporânea do Sertão, em Cajazeiras com a tela Casa de Farinha. Um prêmio aquisição, no Salão de Goiânia, em 1977, com a tela Ciranda.

Lili Brasileiro

Eliane Brasileiro Quirino, conhecida artisticamente como Lili Brasileiro, é professora de Artes do Departamento de Artes da UFCG. Experiente em exposições individuais e coletivas, Lili Brasileiro, em seus trabalhos mais recentes participou da Exposição Dia da Mulher - Tribunal Regional do Trabalho - João Pessoa - PB. Exposição Tons da Terra - Núcleo de Artes Contemporâneas _ João Pessoa - PB. Pinturas Associarte - Capitania das Artes - Natal - RN. O Mar & seus Artistas 0 Palácio da Cultura - Natal - RN. O Mar & seus Artistas - Mezanino - Espaço Cultural - João Pessoa - PB. Exposição do Ateliê - Shopping Iguatemi - Campina Grande - PB.

Miriam Sivini

Miriam Sivini é natural de Olinda - PE. Licenciada em Ciências Sociais pela USP/SP, mestre em Sociologia Rural pela UFPB e Professora da UFPB e UFCG. Miriam Sivini fez cursos de Artes Plásticas no DART - UFPB e participou de exposições individuais e coletivas no DART - UFPB, Centro José Farias da Nóbrega - UFCG, SESC - Centro, Shopping Iguatemi e Yázigi.

Aida Martins de Assis

Nasceu em Fortaleza-CE e reside em Campina Grande desde 1994. É formada em História, Licenciatura Plena, UFC, tem curso de extensão no Departamento de Artes Campus II - UFPB, especialização em História do Nordeste- UEPB e em Saúde Mental e Instituições - Fiocruz. Atualmente leciona História e Artes na Escola Municipal Padre Antonino e no CEAI Elpidio de Almeida, para o 3º ciclo.

Ministra oficinas terapêutica de desenho, pintura e reciclagem no Centro de Apoio Psico-social - Caps II e coordena o Brasil Alfabetizado.Expôs no SESC- Centro-Fortaleza, SESC-Centro - C. Grande, Museu de Arte Assis Chateaubriand - C. Grande, Omega Gallery of Ontário - Canadá, Marie du Montrevil - França, Centro Cultural Estoril - Fortaleza-CE, Delena Galeria - C. Grande - PB.


Data: 07/11/2005