topo_cabecalho
Projeto Livro Eletrônico do CNPq disponibiliza obras científicas pela internet

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) passa a disponibilizar, na sua página na internet, obras científicas, tecnológicas e de inovação em formato eletrônico. A ação faz parte do Projeto Livro Eletrônico, concebido com o intuito de disseminar o conhecimento por meio de publicações eletrônicas, estimular a difusão do conhecimento, dar visibilidade ao conhecimento gerado e ampliar o acesso à informação de qualidade com foco em C,T&I.


O autor interessado na publicação de seu livro em formato eletrônico deverá enviar uma versão da obra com autorização, registrada em cartório, cedendo ao CNPq os direitos autorais. Além disso, a editora da publicação original deverá ceder oficialmente e sem ônus ao CNPq os direitos de copyright e comerciais. O CNPq, antes da divulgação da obra, deverá ter o aval do autor sobre o formato da obra a ser disponibilizada.


A obra deve atender a características como: ser adequada quanto ao tema abordado, à linguagem e à ética; ter qualidade de conteúdo, diagramação, e de disposição gráfica; e ser relevante, pertinente e abrangente. Por fim, ela será avaliada por uma comissão editorial composta por funcionários do CNPq e por especialistas designados pelo presidente da agência. A comissão poderá ser assessorada, ainda, por consultores ad hoc.


Para inaugurar o Projeto, o CNPq publica a obra Comportamento Animal, uma introdução à ecologia comportamental, do autor Kleber Del-Claro, bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1C.


Data: 22/06/2007